Argentina exportará gás de xisto para o Chile sem condições

Por Jonathan Gilbert

A Argentina está pronta para exportar gás natural extraído do campo de xisto de Vaca Muerta.

Com a crescente produção de empresas como a estatal YPF e a Tecpetrol, do bilionário Paolo Rocca, a Argentina já precisa transportar o excedente de gás para o vizinho Chile durante o verão, quando se consome menos gás do que no inverno, disse o ministro da Energia, Juan José Aranguren, aos jornalistas em Bariloche, Argentina.

A autorização para a exportação de gás para o Chile já existia, mas as empresas eram obrigadas a importar o mesmo volume de gás novamente para a Argentina no prazo de um ano. O anúncio foi feito no momento em que os representantes dos países estão chegando para a Cúpula de Ministros da Energia do G-20, em Bariloche.

“Neste verão vamos começar a assinar as permissões para a exportação de gás natural, em particular para o Chile, sem nenhuma condição de reimportação de gás natural”, disse Aranguren. “Chegamos a um nível de produção de gás de xisto em Vaca Muerta que nos permite projetar excedentes durante grande parte do ano.”
Se os produtores de gás, favorecidos pelos preços sustentados pelo governo, continuarem aumentando a produção em Vaca Muerta, a Argentina será exportadora líquida de gás em 2021, disse Aranguren. As importações de gás natural liquefeito estão diminuindo.

A importação de gás argentino é uma boa notícia para reduzir a poluição no sul do Chile, onde muitas casas queimam lenha, disse a ministra de Energia do Chile, Susana Jiménez, em entrevista. “É uma grande oportunidade”, disse ela.
Em abril, os países buscaram o livre comércio bilateral de energia ao concordar em eliminar o requerimento de reimportação para os exportadores de gás, disse ela.

“A Argentina precisa de uma demanda mais estável para manter a perfuração nos seus campos de gás Neuquén e Austral”, disse Jiménez.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.