ASC X9 publica norma dos EUA para instrumentos financeiros

A expansão da FIGI para os Estados Unidos aumenta a eficiência, precisão e interconectividade do mercado global

Hoje, a Bloomberg e o Accredited Standards Committee X9 Inc. (X9) anunciaram a publicação de um American National Standard intitulado ASC X9.145-2021, “Financial Instrument Global Identifier (FIGI)”, que permite a transparência e consistência em todo o ciclo de vida de operações e entre instituições, incluindo participantes do mercado, provedores de dados terceirizados, bolsas e reguladores. O padrão está disponível agora para download.

O FIGI é um padrão de dados abertos que fornece diretrizes para identificar e criar modelos de dados específicos de contexto de instrumentos financeiros. A norma cobre instrumentos financeiros globalmente e em todas as classes de ativos, incluindo ações comuns, derivativos, títulos corporativos e governamentais, bem como aqueles que anteriormente não tinham identificadores padrão, como ativos criptográficos e empréstimos. Utilizando uma chave primária, sem significado semântico, como identificador, ele se baseia em metadados descritivos que indicam o instrumento financeiro, incluindo o contexto específico, como uma bolsa de valores ou uma jurisdição nacional, quando apropriado.

A aprovação e publicação do ANSI / X9 do padrão X9.145 FIGI criará um alinhamento adicional entre as organizações de padrões mundiais. O FIGI foi originalmente adotado como um padrão formal em 2014 pelo Object Management Group, um consórcio internacional de padrões de tecnologia sem fins lucrativos, de associação aberta, e o FIGI foi aceito pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em julho de 2020.

“No ambiente altamente interconectado de hoje, identificadores para produtos financeiros continuaram a se multiplicar, exigindo ferramentas, como FIGI, que podem ligar esses sistemas e que usam metadados para fornecer granularidade adicional para gerenciamento e identificação de classe de ativos”, disse Steven Meizanis, chefe global de Simbologia e LEI Services na Bloomberg. “FIGI atua como um identificador único e imutável que fornece ampla cobertura de instrumentos financeiros globais sem restrições de desempenho e custo. O uso de FIGI como um padrão nacional pelo mercado dos EUA – um jogador-chave na economia global – sinaliza mais um passo para garantir a interoperabilidade transfronteiriça entre os mercados financeiros em todo o mundo.”

“A Accredited Standards Committee (ASC) X9 está satisfeito por poder trabalhar com a Bloomberg e nossa comunidade mais ampla para desenvolver um padrão da indústria para o identificador FIGI. Como organização de desenvolvimento de padrões para a indústria de serviços financeiros nos Estados Unidos, é parte de nossa missão oferecer suporte a tecnologias emergentes “, disse o Diretor Executivo da X9, Steve Stevens.

A norma X9.145 FIGI é o primeiro padrão de dados X9 que incorpora a licença de código aberto do MIT Open Source License, em que os dados criados e identificados dentro do molde estarão disponíveis ao público. FIGI IDs estão disponíveis gratuitamente, sem impedimentos materiais para seu uso. Os códigos podem ser usados para pesquisa, comércio e mapeamento de banco de dados. A Bloomberg, como Autoridade de Registro e Provedor Certificado, irá continuamente construir, atualizar e administrar o FIGI para garantir a precisão e eficácia.

O OpenFIGI é baseado na Simbologia Aberta da Bloomberg, lançada em 2009. Em 2014, o Object Management Group – o consórcio internacional de padrões de tecnologia sem fins lucrativos, de associação aberta – votou unanimemente para adotá-lo como uma metodologia padrão para a identificação de instrumentos financeiros entre classes de ativos. O consórcio também nomeou a Bloomberg para ser a Autoridade de Registro e Provedor Certificado para o padrão. Mais recentemente, a Kaiko, uma provedora de dados de mercado na indústria de ativos digitais baseados em blockchain, foi aprovada como Provedora Certificada de FIGI para ativos criptográficos. Para obter mais informações, visite OpenFIGI.com.

Sobre o Accredited Standards Committee X9

O Accredited Standards Committee X9 Inc. é uma organização sem fins lucrativos credenciada pelo American National Standards Institute (ANSI) para desenvolver e manter padrões nacionais e internacionais – por meio da ISO – para o setor de serviços financeiros.

Os assuntos dos padrões do X9 incluem: segurança de dados; pagamentos de varejo, móveis e comerciais; funções de tesouraria corporativa; tecnologia blockchain; processamento de ordens judiciais eletrônicas emitidas para instituições financeiras; rastreamento de transações e instrumentos financeiros; mensagens de transações financeiras (ISO 8583 e 20022); Computação quântica; PKI; Verificações; nuvem; notificação de violação de dados e muito mais. X9 atua como o Grupo de Consultoria Técnica dos EUA (TAG) para ISO TC68 (Financeiro), TC321 (E-Commerce) e TC322 (Finanças Sustentáveis) e desempenha as funções de secretariado para ISO TC68. Visite nosso site (x9.org) para obter mais informações.

Agende uma demo.