Avanços na automação cambial desobstruem o impasse nas operações de tesouraria

A automação de fluxo de trabalho está permitindo que os departamentos financeiros otimizem suas operações e se beneficiem de maior eficiência e redução de custos. No entanto, embora o software especializado esteja fornecendo aos tesoureiros visibilidade total das transações, alguns processos importantes ainda estão sendo executados manualmente.

Um desses processos manuais é o comércio de divisas, no qual a automação encontrou menos tração entre os tesoureiros, que muitas vezes estão presos a sistemas mais antigos que não oferecem interoperabilidade suficiente com outras plataformas de fluxo de trabalho digital.

Ignorar a automação, no entanto, em uma parte tão importante das atividades financeiras de uma empresa, impõe um descontrole desnecessário e dispendioso em operações do dia-a-dia.

Economizando tempo e dinheiro com o gerenciamento de moedas

A negociação pode ocupar uma parcela muito significativa do tempo do tesoureiro, mas é uma necessidade para empresas que compram e vendem produtos no exterior, têm subsidiárias estrangeiras ou possuem ações e matérias-primas em outras jurisdições. Todos transacionam em diferentes moedas e protegem essas posições contra a volatilidade nos mercados de câmbio.

Tradicionalmente, as várias exposições cambiais da empresa seriam gerenciadas localmente por seus diferentes centros de custo no exterior. A automação, no entanto, pode oferecer visibilidade centralizada, permitindo a execução dessas exposições em conjunto e eliminando a necessidade de pagar spreads em transações individuais.

Ao condensar em minutos um processo que pode levar horas para ser concluído, a digitalização também economiza o tempo dos tesoureiros, o qual pode ser melhor usado em tarefas mais lucrativas. As plataformas de negociação eletrônica podem comprimir o processo em um fluxo de trabalho consistente e instantâneo que se baseia em ferramentas sofisticadas de execução, contabilidade e relatórios.

Acessando pools profundos de liquidez

Negociar é impossível sem uma contraparte e, tradicionalmente, encontrar uma contraparte sempre exigiu uma bateria de telefonemas para bancos e outros provedores de liquidez. Esta tarefa trabalhosa impõe enormes limitações; os traders podem gastar tanto tempo buscando o melhor preço para o seu mercado que correm o risco de perder qualquer vantagem de mercado que possam ter tido quando começaram a avaliação, levando a uma perda financeira no momento em que a transação se concretiza.

Para uma solução eficiente, as plataformas de comércio eletrônico podem fornecer preços de vários provedores de liquidez simultaneamente para ajudar os tesoureiros a encontrar instantaneamente uma contraparte adequada à sua estratégia de negociação. A plataforma de negociação eletrônica FXGO da Bloomberg, por exemplo, replica o processo manual em formato digital, e o faz com mais de 350 bancos – fornecendo aos profissionais de tesouraria um profundo pool de liquidez para obter o melhor preço em um único sistema integrado.

Há também a questão da boa comunicação. Enquanto quase todos os sistemas digitais incorporam uma plataforma de mensagens que permite que os traders executem e compartilhem informações negociáveis, alguns podem ser configurados para agir sobre o conteúdo dessas interações. Para uma equipe de divisas do departamento de tesouraria que confiaria em anotações manuais e sistemas de registro díspares para registrar tais informações, um sistema de mensagens que suporte execução, integração e acompanhamento reduz substancialmente o risco de perder pistas potencialmente lucrativas ou orientações equivocadas.

A funcionalidade de chat de FXGO, por exemplo, pode ser utilizada para coletar dados acionáveis. Ele funciona de forma semelhante em conversas telefônicas, examinando-as em busca de afirmações de trocas de voz que possam ter iludido os participantes. Ao automatizar o processo e integrá-lo ao sistema comercial mais amplo, os tesoureiros podem obter uma supervisão mais completa sobre as atividades de suas equipes, monitorar melhor seus mercados e reduzir o risco de erro humano ao processar pedidos.

O ambiente regulatório está em um de seus estados periódicos de fluxo, com novas regras operacionais sendo introduzidas a cada ano. Manter o controle dessas mudanças tornou-se ainda mais vital para os tesoureiros, uma vez que as penalidades por não conformidade foram substancialmente aumentadas nos últimos anos. Ele tornou os guardiões de tesouros guardiões da situação legal de suas corporações, bem como da saúde financeira.

A incorporação da conformidade de due diligence em fluxos de trabalho de negociação pode alcançar eficiências vitais ao automatizar os procedimentos de conformidade dessas demandas em constante mudança. O FXGO pode rastrear mudanças nas obrigações regulatórias setoriais e jurisdicionais específicas de um cliente e aplicar seus requisitos operacionais de forma transparente ao processo de negociação completo. Isso significa que os tesoureiros podem continuar suas estratégias de hedge sem medo de interrupções, não importa com que frequência o horizonte regulatório mude.

O alto custo da inatividade

Concentrar a jornada de negociação em uma única plataforma – desde a descoberta de preços até a execução e relatórios pós-mercado – significa que os tesoureiros têm um grau de visibilidade sobre as atividades financeiras de suas empresas que os fluxos de trabalho manuais jamais poderiam oferecer. Embora eles possam temer o salto tecnológico necessário para fazer a transição, o custo da inação pode ser quantificado não apenas em eficiências perdidas, mas também em dólares e centavos de oportunidades perdidas.

Agende uma demo.