Banco suíço quer conter volatilidade de investimento em bitcoin

Por Todd White com a colaboração de Lukas Strobl.

O Swissquote Bank aumentou sua aposta nas criptomoedas com o lançamento de um produto negociado em bolsa que tentará conter a volatilidade alternando ativos entre bitcoins e dólares.

A trader on-line com sede na Suíça classificou seu produto como o primeiro certificado de bitcoin gerenciado ativamente. Os recursos serão alternados entre a moeda digital e dinheiro com base em um algoritmo que usará “sinais técnicos” e o sentimento expressado nas redes sociais para tentar prever o mercado. A negociação ocorrerá na SIX Swiss Exchange.

As empresas de trading on-line, os hedge funds e as plataformas de câmbio estão lançando novos produtos voltados ao bitcoin para tentar aproveitar a sequência de alta deste ano na qual o preço da maior criptomoeda se multiplicou por oito. Os traders estão sedentos por formas de se protegerem do risco de queda e de adotar posições flexíveis após três quedas diferentes de mais de 25 por cento neste ano e depois que uma série de comentaristas alertou sobre uma bolha.

“Os investidores estão entusiasmados com a criptomoeda, mas nervosos por sua volatilidade”, disse Peter Rosenstreich, chefe de estratégia de mercado do banco, em entrevista. “Por isso, tentamos construir um algoritmo de trading que funcionasse como proteção contra riscos de queda.”
O Swissquote informou em comunicado, na quinta-feira, que manterá a criptomoeda e uma proteção de dólares que variará de zero a 40 por cento do portfólio do certificado, dependendo da estratégia de trading algorítmico quantitativo. A exposição é limitada a bitcoin e dinheiro, menos uma taxa de gestão de 1,5 por cento e custos de trading, informou.

O investidor Mike Novogratz, que está criando um hedge fund de US$ 500 milhões para investir em moedas digitais, disse nesta semana que o bitcoin encerrará o ano a US$ 10.000.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.