Bancos e fintechs travam guerra por serviços de pagamentos

Por Alastair Marsh.

O monótono negócio de ajudar empresas a pagar fornecedores e recolher dinheiro dos clientes se transformou em um campo de batalha entre bancos e jovens empresas de tecnologia, tendo em jogo US$ 250 bilhões em receitas, segundo a consultoria Oliver Wyman.

Empresas de tecnologia financeira como TransferWise e Revolut estão capturando participação de mercado dos bancos que antes dominavam o setor de pagamentos por atacado e cash management, informou a consultoria em relatório, na sexta-feira. Embora os custos elevados para a construção e a manutenção das plataformas de pagamento anteriormente mantivessem os concorrentes longe, os avanços tecnológicos ajudaram a reduzir as barreiras para a entrada, afirmou.

Os bancos também enfrentam a ameaça de gigantes da tecnologia como a Apple e a chinesa Alibaba, que estão construindo grandes negócios de pagamentos que driblam o sistema bancário tradicional, informou o relatório.

Há muito em jogo. O setor de pagamentos por atacado e cash management gerou US$ 250 bilhões em receitas no ano passado e, diferentemente de outras áreas de banco de atacado, é um negócio que está crescendo rapidamente, segundo a Oliver Wyman. As receitas cresceram mais de 10 por cento no primeiro semestre de 2018, informou a consultoria, acrescentando que projeta crescimento anual de 5 por cento nos próximos cinco anos porque os volumes crescentes e os juros mais altos compensarão as margens menores.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.