Bancos impulsionam alto desempenho do índice Stoxx 600

Adam Lynne, especialista de mercado da Bloomberg, contribuiu para este artigo. Exibido antes no Terminal Bloomberg.

Contexto

Apesar de um ambiente difícil, as ações financeiras europeias estão entre as opções de valor que ajudaram o índice Stoxx Europe 600 a apresentar um desempenho superior nos últimos seis meses. Os bancos mais lucrativos se recuperaram após as vendas no início de março, e os analistas preveem novos aumentos.

O índice SXXP registrou um ganho de 20,5% nos últimos seis meses, com as ações mais lucrativas liderando o movimento de alta. Em contrapartida, o índice S&P 500 teve um retorno de 15,5% durante o mesmo período. O primeiro quintil dos membros do SXXP, classificados por valor, inclui 40 instituições financeiras que, coletivamente, apresentaram um retorno de quase 32%. As principais ações de valor podem, portanto, merecer uma segunda análise.

Descubra os benefícios de ter um Terminal Bloomberg
Agende uma demo

O problema

O valor foi o fator de melhor desempenho no longo prazo no SXXP nos últimos 6 meses, obtendo um ganho de 27,2%. O rendimento de dividendos também teve um desempenho superior ao benchmark, alcançando 24,3%. Enquanto isso, as ações de valor do SXXP tiveram um desempenho superior às ações de valor do primeiro quintil no benchmark dos EUA em quase 20 pontos percentuais.

Os setores financeiros estão impulsionando este desempenho, e as instituições financeiras europeias de valor do primeiro quintil superaram as principais ações de valor da região e o benchmark do setor com um ganho de quase 32%. O Societe Generale SA da França, que registrou um salto nos banqueiros com os maiores retornos devido à maior volatilidade, estava entre as ações financeiras europeias com melhor desempenho em termos de valor composite.

O britânico Barclays Plc também se destacou, embora tenha cortado cerca de 100 empregos na área investimentos, sob pressão da desaceleração das transações e do aumento das taxas de juros. O UBS Group AG da Suíça, que está no caminho para se tornar uma “potência” em gestão de patrimônio, segundo analistas do JPMorgan, também estava entre aqueles com os principais scores de valor composite.

Analistas preveem retornos de 24% no próximo ano para a lista de instituições financeiras do primeiro quintil do SXXP, que têm um rendimento coletivo de dividendos de 6,2%. Os bancos, por sua vez, têm retornos previstos de 29% e rendimentos de dividendos de 7%. O setor financeiro tem uma alta exposição a ações e dividendos em relação ao SXXP. Os bancos estão muito mais expostos ao valor, enquanto os serviços financeiros estão mais focados no crescimento.

Monitoramento

Acesse TLTS para o índice SXFINP para encontrar as inclinações de fator das instituições financeiras europeias.

Para mais informações sobre esta ou outra funcionalidade do Bloomberg Professional Service, clique aqui para solicitar uma demonstração com um representante de vendas da Bloomberg. Clientes existentes podem pressionar  <HELP HELP> no teclado Bloomberg.

Agende uma demo.