Baterias substituem as usinas de gás pela confiabilidade

As usinas de energia movidas a gás natural têm sido a fonte preferida de capacidade firme em todo o sistema elétrico dos EUA. A capacidade firme é a geração que pode ser usada quando for necessário – ao contrário de fontes renováveis, como de energia eólica e solar, que só geram eletricidade quando o clima está favorável.

No entanto, uma análise da Bloomberg dos dados mais recentes da EIA sobre as usinas de energia nos EUA (EIA860) mostra que a fila crescente de instalações de baterias ultrapassou a fila cada vez menor de usinas movidas a gás natural planejadas ou que estão em construção nos EUA.

Explore as mais novas estratégias do mercado de commodities com especialistas
Inscreva-se

Esta é uma transformação sísmica para o setor. As baterias não podem produzir eletricidade para si mesmas. Porém, elas podem ser conectadas a outras fontes de geração de energia para alterar a produção dos momentos do dia em que a demanda é menor para os momentos em que ela é maior. Isto aliviará a pressão da queda de preços nos mercados de geração de energia solar fotovoltaica, em detrimento dos altos preços dos geradores a gás noturnos, quando a demanda de verão está no auge. Da mesma forma, permitirá armazenar o excesso de eletricidade produzida pela geração eólica noturna até quando o uso for necessário naquele dia ou em outro momento na semana.

Os gráficos abaixo mostram a lista de usinas de energia planejadas, licenciadas e em construção nos EUA ao longo do tempo, tanto para o gás natural quanto para as baterias. Fica claro que a energia proveniente das baterias está ocupando a posição do gás natural na fila de capacidade flexível – e que 2022 foi o primeiro ano em que a fila de baterias foi maior do que das usinas a gás.

As baterias fornecem um tipo diferente de confiabilidade em comparação com os geradores a gás, pois não conseguem gerar eletricidade para si mesmas. Por este motivo, elas são geralmente combinadas com geradores renováveis, o que permite expandir o alcance das energias renováveis.​​ O gráfico abaixo mostra a fila para geração de energia eólica e solar e como ela ofusca a fila em rápido declínio dos geradores a gás. O gráfico mostra a soma da capacidade em construção mais 50% da capacidade permitida, pois este valor reflete uma boa estimativa do que realmente será alcançado quando tudo entrar em operação. Embora a energia eólica e a solar não consigam atingir 100% de capacidade ao longo de um ano, a construção de energia renovável nos EUA já atingiu cerca de 5 vezes a de gás natural. Isto significa que as energias renováveis estão sendo construídas com rapidez suficiente para exceder a capacidade e geração de novas usinas de gás natural.

Não é preciso temer que os geradores a gás colocarão as baterias em escanteio a curto prazo – a geração total por combustíveis fósseis nos EUA subiu nos últimos 3 anos, conforme a demanda recuperou fortemente após a Covid-19 e superou a construção de geração de baixo carbono. No entanto, estamos vendo agora o cenário sendo preparado para um declínio absoluto na geração de gás natural na próxima década.

Os assinantes da Bloomberg podem ler mais sobre nossas pesquisas e ferramentas para gás natural, emissões líquidas zero e mercados de energia no Bloomberg Terminal®.

Agende uma demo.