Big Data, Machine Learning e Data Science aplicadas no mercado financeiro

Em um evento recente da Bloomberg que contou com especialistas em Data Science, foram exploradas as últimas tendências e aplicações de Big Data, Inteligência Artificial e Machine Learning no mercado financeiro.

O evento primeiro discutiu as perspectivas gerais do mercado financeiro usando processamento de linguagem natural (NLP – natural language processing). NLP é um ramo da ciência da computação, inteligência artificial e linguística utilizado para interpretação, análise e criação de conteúdo como textos ou fala. Os players do mercado buscam ter acesso às mais avançadas técnicas de NLP para automatizar tarefas sofisticadas como classificação de documentos, extração de informação, geração de insights financeiros e sumarização de conteúdo em tempo quase-real.

Quer saber mais sobre as Soluções Bloomberg?
Solicite um contato

Em seguida, foi abordado o tópico de produtos de Quant e como a qualidade dos dados deve ser sempre levada em conta para alimentar esses produtos.
Nos últimos anos, a quantidade de dados disponíveis aumentou significativamente, e com isso os tipos de análises que os profissionais precisam realizar também mudou. Muitas pessoas estão deixando de utilizar o Excel e VBA e migrando para Python e plataformas mais sofisticadas de Quant.

Por último, foram discutidas os frameworks para práticas de algoritmos de negociação de ativos no mercado brasileiro, que tocou também nos temas de Machine Learning e Inteligência Artificial.

Agende uma demo.