Bill Gates e outros ricos criam fundo para energia limpa

Por Ashlee Vance.

Bill Gates e mais de uma dúzia dos indivíduos mais ricos do mundo divulgaram na noite de domingo um novo fundo de investimento de US$ 1 bilhão para promover grandes avanços na produção de energia limpa.

Batizado de Breakthrough Energy Ventures, o fundo de 20 anos é apoiado por personalidades importantes do ramo da tecnologia e por pesos-pesados do setor de energia. O objetivo é injetar dinheiro a longo prazo em tecnologias energéticas de risco que poderiam reduzir drasticamente as emissões de gases causadores do efeito estufa, segundo comunicado. Os investimentos provavelmente irão para áreas como geração e armazenagem de eletricidade, agricultura e transporte.

Entre os investidores estão Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon.com, Richard Branson, fundador da Virgin Group, Jack Ma, presidente executivo do conselho de administração da Alibaba, John Arnold, um bilionário trader de gás natural, e o príncipe Alwaleed Bin Talal, fundador da Kingdom Holding.

No ano passado, vários desses investidores se uniram a Gates para anunciar a Breakthrough Energy Coalition — um grupo de investidores ricos que prometeram destinar uma grande fatia de suas fortunas a tecnologias de energia. A chegada do fundo marca um passo mais concreto desse grupo em direção às metas declaradas.

“Estou honrado por trabalhar com esses investidores para construir a poderosa fundação do investimento público em pesquisa básica”, disse Gates em comunicado. “Nosso objetivo é formar empresas que ajudarão a trazer a próxima geração de energia confiável, acessível e livre de emissões ao mundo.”

Gates, cofundador da Microsoft, passou boa parte do ano passado em busca de avanços na produção de energia. Ele sustenta que usinas solares, energia nuclear e carros elétricos vão fazer pouco para resolver a questão do aquecimento global em um prazo relativamente curto. A única maneira de parar o aquecimento global é encontrar uma fonte de energia que não produza gases causadores do efeito estufa, disse Gates.

Ele tem apoiado pessoalmente uma série de iniciativas radicais em energia e incentivado outros indivíduos ricos a seguirem o exemplo. A energia limpa era um nicho aquecido de investimento de capital de risco há vários anos, mas muitos desses investimentos não tiveram sucesso e algumas empresas de capital de risco recuaram.

“A escassez de capital de risco para tecnologias de energia limpa ameaça criar um vale da morte no setor, porque as ideias que surgirem não conseguirão encontrar o capital necessário para chegarem a ser comercializadas”, disse Arnold, em comunicado. “Na qualidade de esforço liderado por investidores, a Breakthrough Energy Ventures foi criada como uma fonte de capital paciente para estimular a inovação para atender a crescente demanda por soluções de baixo custo de energia limpa.”

Dois capitalistas de risco em startups de energia limpa — John Doerr e Vinod Khosla — estão entre os financiadores do novo fundo.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.