BlackRock, Capital Group e Pimco alertam sobre os riscos de 2019

Por John Gittelsohn e Charles Stein.

As ações dos EUA parecem assustadoras após o pior ano em uma década. O crédito também apresenta riscos. A volatilidade está de volta. Para muitos, dinheiro e dívida de curto prazo podem ser a melhor opção.

Enquanto executivos de empresas de fundos, gerentes de portfólio e estrategistas de alguns dos maiores gestores de recursos do mundo passam a analisar 2019, eles alertam que os retornos podem ser apagados em várias classes de ativos. Eles também estão instando os investidores a serem cada vez mais seletivos na busca por valor. Veja uma amostra de opiniões.

Rob Lovelace
Capital Group, vice-presidente e gerente de portfólio de ações

Cuidado com as fabricantes de dispositivos, como a Apple, que são ótimas até que deixam de ser ótimas, porque não têm diversidade de produtos. Por outro lado, a Samsung Electronics não fabrica apenas dispositivos e aparelhos, e também cria outras necessidades, como chips de memória.

Selecione ações em vez de confiar no índice. Por exemplo, empresas de biotecnologia e farmacêutica em todo o mundo estão fazendo um trabalho inovador na área de terapias contra o câncer e de tratamentos personalizados baseados na química do corpo. Em vez de focarmos em empresas específicas, nós investimos em várias companhias do setor, pois uma delas terá um avanço surpreendente e a outra terá uma droga de etapa três que não dará certo.

Dan Ivascyn
Pacific Investment Management Co., diretor de investimentos do grupo

Cuidado com a volatilidade crescente, com a ampliação dos spreads de crédito e com o achatamento da curva de juros, que indicam uma desaceleração econômica dentro de 12 a 24 meses.

Aumente as posições de caixa agora para aguardar oportunidades, como spreads mais amplos e altas especulativas sobre uma queda da dívida corporativa. Oportunidades potenciais são encontradas nas empresas financeiras do Reino Unido, cujas avaliações afundaram em meio ao receio de um Brexit caótico, que a Pimco acredita ser um evento de baixa probabilidade.

“Estamos começando a ver algumas oportunidades selecionadas em torno do crédito, mas continuamos preocupados com o crédito em geral”, disse Ivascyn em entrevista à Bloomberg Radio em 13 de dezembro.

Richard Turnill
BlackRock Inc., estrategista-chefe global de investimentos

Em ações, gostamos de qualidade: fluxo de caixa, crescimento sustentável e balanços limpos. Os EUA são uma região favorecida e estimamos que as ações de mercados emergentes oferecerão uma compensação melhorada pelo risco. Em renda fixa, compramos mais dívida do governo dos EUA como lastro contra eventos de risco nas etapas tardias do ciclo. Nós preferimos vencimentos de curto a médio prazo.

Quanto à carteira como um todo, recomendamos afastar-se das áreas com aspectos positivos limitados, mas com risco de queda robusto, como as ações europeias.

“Projetamos uma desaceleração no crescimento global e nos lucros corporativos em 2019, porque a economia dos EUA entrará em uma fase tardia do ciclo”, disse ele em nota a clientes publicada em 10 de dezembro.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.