Bloomberg ajudará a impulsionar a inovação digital em 6 cidades

Novas equipes de inovação fortalecerão os serviços públicos em Amsterdã, Bogotá, Cidade do México, Reykjavík, São Francisco e Washington, D.C.

Lições a serem compartilhadas com outras cidades ao redor do mundo

A Bloomberg Philanthropies anunciou hoje novas parcerias com seis cidades globais destinadas a acelerar a transformação digital para melhorar a vida dos cidadãos e impulsionar a recuperação da pandemia global COVID-19.

Os subsídios de três anos, que financiarão as equipes de inovação, ou “i-times”, ajudarão os prefeitos de cada cidade a alavancar dados e tecnologias digitais para aprimorar os serviços públicos e criar novo valor para as comunidades. Reportando-se aos prefeitos e prefeitas, as i-equipes trabalham com colegas do governo municipal e com os próprios residentes de cada cidade para entender os desafios de novas maneiras e desenvolver e testar soluções transformadoras.

As equipes de inovação serão financiadas em seis cidades: Amsterdã, Holanda (Prefeita Femke Halsema); Bogotá, Colômbia (Prefeita Claudia López); Cidade do México, México (Prefeita Claudia Sheinbaum); Reykjavík, Islândia (Prefeito Dagur Eggertsson); São Francisco, Califórnia (Prefeita London Breed); e Washington, DC (Prefeita Muriel Bowser). Essas seis cidades foram selecionadas com base no sucesso e na ambição de seus esforços digitais atuais e no compromisso de seus gestores em criar cidades mais conectadas e digitalmente inclusivas. Os subsídios e assistência técnica da Bloomberg Philanthropies, totalizando US$ 17 milhões, serão divididos entre as cidades, permitindo que cada uma contrate novos especialistas em inovação e tenha acesso a treinamento e experiência de classe mundial.

“Essas seis cidades já estão elevando o nível de inovação no setor público”, disse Michael R. Bloomberg, fundador da Bloomberg LP e da Bloomberg Philanthropies e 108º prefeito da cidade de Nova York. “Este investimento ajudará a turbinar o trabalho para trazer os serviços da cidade para o futuro digital, entregar melhores resultados para os cidadãos e compartilhar lições com outras cidades ao redor do mundo”.

Os governos municipais muitas vezes lutam para abordar com ousadia questões como sustentabilidade e mobilidade econômica porque a responsabilidade por essas preocupações abrange vários departamentos. Enquanto isso, muitas prefeituras carecem de pessoal e capacidade interna para testar e adotar novas ideias com rigor. O programa Bloomberg Philanthropies i-times foi estabelecido em 2011 para impulsionar mudanças de forma mais eficaz, e as equipes trabalham para disseminar uma cultura de criatividade e tomada de risco dentro do governo local.

Os subsídios do i-times deste ano são os primeiros a se concentrar especificamente na inovação digital, refletindo o importante papel que os dados e os serviços digitais desempenharam quando as cidades reconfiguraram rapidamente os serviços durante a pandemia, bem como a crescente demanda e interesse das cidades em aproveitar esses ganhos de forma inclusiva.

“Estamos orgulhosos, com o apoio da Bloomberg Philanthropies, de lançar uma equipe de inovação na capital da inovação inclusiva”, disse a prefeita Muriel Bowser de Washington, DC. “O governo de DC é excelente em muitos aspectos – somos responsáveis, somos responsivos e fazemos malabarismos com todos os deveres de uma cidade, condado e estado. Durante a pandemia, a equipe do governo de DC – com mais de 37.000 membros – enfrentou desafios incríveis para não apenas proteger nossa comunidade, mas continuar fornecendo serviços urbanos de classe mundial”.

“Durante o COVID, São Francisco teve um tremendo sucesso ao seguir os dados e a ciência para ajudar a proteger a saúde pública”, disse a prefeita de São Francisco, London Breed. “Nossa abordagem baseada em dados nos ajudou a oferecer melhores serviços e construir confiança em um momento muito desafiador para nossa cidade. Graças ao apoio da Bloomberg Philanthropies podemos aproveitar as lições aprendidas com COVID e melhorar a forma como São Francisco atende a todos os seus residentes e criar um governo mais eficiente, acessível e equitativo conforme emergimos desta pandemia”.

“O esforço para acelerar nossa transformação digital dos serviços públicos em Reykjavik está intrinsecamente ligado à nossa visão do futuro, à medida que continuamos a construir uma cidade verdadeiramente habitável onde todos os cidadãos tenham a capacidade de prosperar”, disse o prefeito de Reykjavík, Dagur Eggertsson. “Somos gratos à Bloomberg Philanthropies por este impulso aos nossos esforços e estamos ansiosos pelos próximos três anos trabalhando e aprendendo com nossos colegas em outras grandes cidades integrantes do i-times.“

“Ser um dos i-times da Bloomberg Cities é uma notícia sem precedentes para Bogotá”, disse a prefeita de Bogotá, Claudia López. “Esse apoio será fundamental para a transformação digital de nossa capital e sua consolidação como Território Inteligente. Bogotá está mudando radicalmente a maneira como se relaciona com seus cidadãos e responde às suas necessidades. Estamos determinados a inovar para caminhar em direção a um modelo de governo colaborativo, ágil e transparente que melhore a qualidade de vida das pessoas. Muito obrigada por esta enorme contribuição.”

Cada uma das seis cidades selecionará um desafio ou questão de alta prioridade para o foco inicial do i-time, como transformar a forma como os residentes recebem serviços de saúde pública, reduzir o tempo de inscrição para serviços administrados pela cidade ou digitalizar processos de planejamento urbano para aumentar a participação dos residentes. A Bloomberg Philanthropies documentará e compartilhará sucessos e lições aprendidas para que os esforços de inovação digital de outras cidades também possam se beneficiar.

“As cidades estão adotando a inovação digital como nunca antes, ao mesmo tempo que trabalham para garantir que essa transição beneficie todos os residentes, não apenas os mais conectados”, disse James Anderson, chefe dos programas de inovação do governo da Bloomberg Philanthropies. “Aqui na Bloomberg Philanthropies, acreditamos no poder de ajudar as cidades a aumentar suas ambições de inovação, avaliar o que funciona e compartilhar lições de forma ampla e ambiciosa com seus colegas.”

A Bloomberg Philanthropies financiou i-times em mais de 40 cidades ao redor do mundo até o momento. A i-time do Tel Aviv estimulou a criação do ‘Digitaf’, um programa que expandiu e simplificou o acesso dos residentes aos serviços para a primeira infância. A equipe em Mobile reduziu a deterioração urbana em 53%. Enquanto isso, as equipes em Seattle, Long Beach e Baltimore desempenharam papéis centrais em ajudar os prefeitos a responder à pandemia COVID-19, trabalhando com cidadãos carentes para desenvolver vários testes, vacinação e esforços de rastreamento de contato.

Para obter mais informações, visite https://www.bloomberg.org/government-innovation/spurring-innovation-in-cities/i-teams-and-innovation-programs/ e @BloombergCities no Twitter e Instagram.

Agende uma demo.