Bloomberg anuncia patrocínio ao Centro Cultural La Moneda

Trata-se do primeiro acordo de colaboração filantrópica da Bloomberg no Chile

A Bloomberg, líder global em informações e tecnologia financeiras e de negócios, anunciou com o Centro Cultural La Moneda o primeiro patrocínio da empresa a uma organização artística no Chile.

A Bloomberg está doando fundos para a operação geral do CCLM em 2020 e 2021, o que apoiará seu programa de exposições e atividades de significado cultural, artístico, educacional e patrimonial de artistas chilenos e internacionais.

“Na Bloomberg, acreditamos que apoiar artistas e investir em organizações culturais ajuda a manter a vitalidade social e econômica das cidades, o que é mais crucial agora do que nunca”, explica Jemma Read, chefe de Corporate Philanthropy da Bloomberg “Temos orgulho de incluir o Centro Cultural La Moneda como um de nossos parceiros culturais”.

Para Beatriz Bustos Oyanedel, diretora do CCLM, “o Centro Cultural La Moneda é um ponto de encontro para diferentes perspectivas. Um lugar de convivência que oferece uma experiência aos seus convidados. Essa parceria com a Bloomberg é muito significativa porque nos permite continuar a cumprir esse objetivo. Temos certeza de que esse tipo de parceria, em que a sociedade civil e as empresas se encontram, faz parte da equação para termos um Centro Cultural mais diversificado e participativo”.

“Com clientes e funcionários da Bloomberg em nove países, a região da América Latina é uma prioridade para nossos negócios e nossa filantropia corporativa”, disse Geraldo Coelho, chefe de vendas de produtos financeiros da Bloomberg para a América Latina. “O Chile é chave para nosso crescimento na região e temos orgulho de apoiar o CCLM como parte de nossos esforços para retribuir às cidades e comunidades onde nossos funcionários e clientes vivem e trabalham.”

Apoio à conferência de Ernesto Neto

Parte do apoio da Bloomberg este ano inclui a gestão de uma conferência virtual sobre a exposição Sopro de Ernesto Neto, atualmente no CCLM. Com peças de sua exposição imersiva ao fundo, o grande artista brasileiro, ao lado da diretora do CCLM, Beatriz Bustos Oyanedel e da cocuradora da mostra, Valéria Piccoli, fala sobre o início de sua produção artística, seu desenvolvimento ao longo dos anos e como a sua vida influencia fortemente o seu trabalho, para nos fazer compreender como esse cruzamento arte-vida leva à exposição que se encontra nas duas salas principais e no hall do centro cultural.

Essa é a mais recente atividade filantrópica no Chile da Bloomberg, empresa que doa a maior parte de seus lucros para causas beneficentes por meio da Bloomberg Philanthropies (BP). No início deste ano, a BP fez uma doação à Red de Alimentos, um banco nacional de alimentos do Chile, como parte de seus esforços para fornecer mais de 1 milhão de refeições em todo o mundo durante a pandemia de Covid-19. Além disso, os prefeitos de Santiago, Renca e Caldera participaram de webinars globais sobre como lidar com a pandemia em suas cidades. Foram oferecidos por meio de uma colaboração entre a BP, a Harvard City Leadership Initiative e a Partnership for Healthy Cities. Por meio de seu Vibrant Oceans Initiative, a BP também ajudou o Chile a desenvolver leis contra a pesca ilegal, e tem dado apoio a pesquisadores do Instituto de Nutrição e Tecnologia de Alimentos da Universidade do Chile para melhorar os rótulos de advertência nas embalagens de alimentos.

O patrocínio do CCLM dá continuidade ao apoio de uma década a instituições culturais na América Latina, incluindo Fundação Bienal, Pinacoteca, MASP e Tomie Ohtake no Brasil, MALBA na Argentina e Museu Tamayo no México.

Sobre o Centro Cultural La Moneda
O Centro Cultural La Moneda está localizado no centro cívico de Santiago e hospeda exposições e atividades de interesse cultural, artístico e patrimonial. Abriu suas portas em janeiro de 2006, apresentando desde então mais de 100 exposições chilenas e internacionais. O CCLM procura proporcionar uma experiência cultural relevante que impacte as emoções e promova a compreensão do patrimônio em consideração do presente, interculturalidade,  apreciação do ambiente e diferentes comunidades que habitam os territórios.

Agende uma demo.