Bloomberg na Expert XP: Os desafios do mercado, cidades e clima

O estrategista da XP, Alberto Bernal, realizou ampla entrevista com a Bloomberg, e aqui estão alguns trechos:

Os primeiros anos de Mike –

Eu cresci fora de Boston e meu pai ganhou $6.000 no melhor ano de sua vida. Não tínhamos dinheiro, mas eu tinha pais amorosos. Eu estudei escolas públicas e não me perguntei como, mas de uma forma ou de outra, entrei na Universidade Johns Hopkins. Fui estudar física, mas me formei em engenharia, e acabei indo para a Harvard Business School por dois anos e consegui um emprego em Wall Street na Solomon Brothers. Estive lá por 15 anos, até que me despediram. Foi uma ótima experiência. Adorei cada minuto. Até as pessoas que me despediram eram amigas.

Criando uma empresa –

Eu decidi que iria abrir uma empresa. Eu sabia algo sobre tecnologia, porque quando estava na Solomon Brothers, eu dirigia o departamento de ações. Comecei a construir um sistema de computador para a empresa à noite lá. Então, quando saí, pensei comigo mesmo, temos todas essas telas nas mesas que mostram os preços, sejam eles títulos ou commodities, ou ações ou algo assim. Eles descobriram que há algum valor nesses computadores … para desenhar um gráfico, fazer uma tabela, enviar uma mensagem e fazer um cálculo. Naquela época, tínhamos a vantagem do primeiro usuário e estávamos bem à frente. E temos que continuar fazendo nosso produto melhor e mais rápido, com mais precisão e confiabilidade.

Servindo como prefeito da cidade de Nova York

A razão de eu ter entrado no governo é que sempre ouvi as pessoas dizerem: você não pode lidar com as pessoas em situação de rua e tornar a vida das pessoas melhor. Você não pode educar melhor as crianças. Você não pode reduzir a taxa de criminalidade. Você não pode melhorar o meio ambiente, a cultura e não pode ajudar as pessoas a conseguir empregos. E eu disse, isso não é verdade. Muitas pessoas zombaram de mim quando coloquei uma proibição de fumar na cidade de Nova York. Hoje quase ninguém fuma.

Mudanças Climáticas –

Hoje as coisas estão piores do que nunca. Há um estudo que afirma que está mais quente do que em 125.000 anos. Os oceanos eram 10 metros mais altos, o que significa muito menos terra para vivermos. Tudo isso é feito pelo homem. Você pode fazer algumas coisas. Na América, 60% das usinas termelétricas a carvão desapareceram porque estão sendo pressionadas por funcionários, clientes e investidores.

Oficiais eleitos –

Precisamos de líderes em cada país que possam unir as pessoas em vez de polarizá-las. É difícil encontrar essas pessoas e elegê-las, mas eu diria que elas existem. Sempre acreditei que você deve contar a verdade ao público. Eu tentei isso e fui eleito. Um ano depois, aumentei drasticamente os impostos porque estávamos perdendo policiais, bombeiros, professores, enfermeiras e funcionários do saneamento. Eu disse, se você quer ter suas ruas limpas e seguras, ter saúde e dar educação aos seus filhos, temos que fazer (aumentar os impostos). Minha pesquisa caiu para números negativos, mas, dois anos depois, fui reeleito. Então, diga a verdade. É melhor cair nas chamas por ter feito a coisa certa do que manter seu emprego e ser um hipócrita.

Para assistir à entrevista completa de Mike Bloomberg por Alberto Bernal da XP, clique no link abaixo.

Agende uma demo.