Bloomberg Commodity Index anuncia índices para 2016

A Bloomberg anuncia a composição dos novos índices para Bloomberg Commodity Index (BCOM) para 2016. Lançado em 1998, o BCOM é uma referência de alta liquidez, diversificada e transparente do mercado global das commodities. Não serão adicionados ou subtraídos novos contratos como resultado da reconstituição anual.

Os números-índices serão usados para determinar o Commodity Index Multipliers para 2016. Estes novos multiplicadores serão calculados no quarto dia útil de 2016 e os fatores usados para o cálculo do índice, em termos denominados em dólares americanos.

Os números-índices de todos os componentes do BCOM de 2016, bem como os seus pesos comparativos em 2015, são fornecidos na tabela abaixo:

Em termos absolutos, o Petróleo Bruto Brent terá a maior alta percentual em 2016, passando de 7,16% para 7,53%, superando o Petróleo Bruto WTI, que cairá de 7,84% para 7,47%. O Petróleo Bruto Brent ultrapassa o Petróleo Bruto WTI pela primeira vez desde a sua inclusão no BCOM em 2012. A queda do ouro será de 11,90% para 11,37% e continuará a ser a commodity com o percentual mais alta no índice. O BCOM prevê aumentos percentuais para Grãos, Metais Industriais e Pecuária, enquanto os setores de Energia, Metais Preciosos e Perecíveis sofrerão queda em 2016.

Os percentuais de meta são determinados de acordo com as regras descritas na metodologia do índice. As regras do índice levam em conta dados de liquidez e de produção em uma proporção 2: 1 e estão sujeitas aos seguintes requisitos mínimos de diversificação e pesos:

  • A matéria-prima por si só (ex. trigo) não pode representar mais de 15% do BCOM;
  • Nenhuma matéria-prima, juntamente com os seus derivados (por exemplo, Petróleo Bruto WTI e Petróleo Bruto Brent, juntamente com o gás e diesel ULS sem chumbo) podem constituir mais de 25% do BCOM e,
  • Nenhum grupo (por exemplo energia, metais preciosos) pode constituir mais de 33% do BCOM.

Para uma análise mais aprofundada faça o download do relatório anual BCOM.

Para mais informações e oportunidades de licenciamento, visite www.bloombergindices.com e {IN } no Bloomberg Professional service para acompanhar o desempenho diário do índice.

A Bloomberg é uma fornecedora independente de índice para os mercados de renda fixa, de commodities e mercados de câmbio. A Bloomberg cobre as necessidades dos investidores e produtores com padrões transparentes, acessíveis e orientados para soluções. Os pontos de referência são respaldados pela tecnologia Bloomberg, vastos conjuntos de dados e ampla plataforma de distribuição de propriedades institucionais e midiática.

Sobre a Bloomberg

A Bloomberg, a líder global de notícias e informações de negócios e financeiras, dá aos tomadores de decisão influentes uma vantagem crítica, conectando-os a uma rede dinâmica de informações, pessoas e ideias. A força da empresa – o fornecimento de dados, notícias e análises através de tecnologia inovadora, com rapidez e precisão – está no cerne do serviço Bloomberg Professional, que fornece informações financeiras em tempo real para mais de 350.000 assinantes no mundo.

Agende uma demo.