Bloomberg é plataforma de negociação de commodities do ano na Ásia

Energy Risk Asia Awards 2020: integração com o Terminal Bloomberg é a chave para o sucesso da plataforma de negociação eletrônica de commodities

Este ano foi desafiador para os operadores de plataformas de negociação que enfrentaram extrema volatilidade de preços – incluindo preços negativos do petróleo – e os novos arranjos de trabalho remoto de seus clientes.

Mas o serviço Commodities Electronic Trading (CMET) da Bloomberg prosperou sob essas condições, recebendo muitos elogios dos usuários e ganhando “plataforma de negociação de commodities do ano” no prêmio Energy Risk Asia 2020. Durante o ano passado, a Bloomberg adicionou algumas das maiores empresas do setor de energia e metais aos seus usuários, ao mesmo tempo que apoiava os clientes em uma série de desafios regulatórios e relacionados à Covid-19.

“Os últimos 12 meses foram desafiadores para o mercado de commodities, que viu uma volatilidade sem precedentes, o colapso da demanda e fluxos de comércio mais baixos”, disse Emilie Gallagher, chefe global de commodities e produtos de câmbio da Bloomberg. “Apesar desses desafios, nossos clientes foram capazes de negociar de casa sem problemas e sem interrupções, mesmo quando os preços do petróleo bruto eram negativos.”

Um dos principais diferenciais da plataforma de negociação de commodities da Bloomberg – e algo que os usuários dizem apreciar – é o fato de que qualquer pessoa com um Terminal Bloomberg pode ativar seu fluxo de trabalho completo e se conectar com todas as suas contas, bem como acessar preços, dados fundamentais, pesquisas e inteligência de negócios.

As informações sobre preços vêm de uma ampla variedade de fontes, incluindo bolsas, corretores de commodities, agências de relatórios de preços e outras organizações do mercado. Informações de todos os setores estão disponíveis, incluindo: petróleo, gás natural, energia, metais básicos e preciosos, agricultura, transporte marítimo, carvão, carbono e energias renováveis.

Os usuários da Bloomberg têm a capacidade de pesquisar dados de commodities básicos e estatísticos sobre inventários, níveis de estoque e oferta e demanda. Os assinantes do Terminal também elogiam o acesso à cobertura da Bloomberg News de notícias de última hora e que movimentam o mercado, e a capacidade de personalizar alertas e filtros de notícias, que ajudam a identificar oportunidades.

O serviço CMET da Bloomberg substitui processos manuais demorados e permite que as empresas solicitem, recebam e registrem facilmente preços em tempo real de contrapartes preferenciais. Por meio de um processo de solicitação de cotação, os clientes podem executar e confirmar negociações e integrar detalhes na gestão de ordens, no gerenciamento de risco e nos sistemas de back-office. Ter todos esses recursos juntos permite que os profissionais de commodities usem de maneira fácil e rápida um único sistema para todas as suas necessidades.

Tudo isso levou a conquistas notáveis na região Ásia-Pacífico em 2020, incluindo a empresa indonésia de petróleo e gás Pertamina, que está usando o CMET para executar e analisar seu novo programa de hedge. Além disso, um dos maiores produtores de automóveis da Europa e suas contrapartes bancárias na China estão usando a solução da Bloomberg para seu novo programa de hedge de metais na Ásia.

Para a Pertamina, uma das maiores atrações do uso do CMET para licitações e execução de seu programa de hedge foi a trilha de auditoria fornecida, diz Sani Saifuddin, chefe de crude trading da Pertamina. “É muito útil para nós ter tudo registrado e à mão quando o auditor precisa ver”, diz ele.

A plataforma também provou ser robusta face à volatilidade de preços sem precedentes e aos preços negativos do petróleo. Como os futuros do West Texas Intermediate caíram para menos $ 40 o barril em 20 de abril, muitos traders se esforçaram para procurar modelos de preços que pudessem explicar os preços negativos.

Gallagher disse que fazer parte da Bloomberg foi muito útil naquele momento. “A Bloomberg tem toda uma equipe dedicada à precificação de opções, então tínhamos a capacidade de precificar o petróleo negativo rapidamente”, lembra ela.

Outro grande desafio apresentado pela Covid-19 foi a transição repentina para o trabalho remoto. A Bloomberg trabalhou com os usuários para acessar seus Terminais Bloomberg de casa. A conectividade de mensagem instantânea segura da Bloomberg entre negociantes e clientes também se mostrou muito útil nesse momento, diz Gallagher.

A empresa continua a desenvolver e expandir o produto. “Continuaremos a inovar nossa oferta de produtos, adicionando novos recursos para ajudar os clientes globais com transparência de mercado e eficiência comercial”, diz Gallagher.

Agende uma demo.