A Bloomberg anunciou hoje o lançamento de uma nova oferta de dados no Terminal Bloomberg, reunindo as informações que as empresas começaram a relatar de acordo com a Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa da União Europeia (“CSRD”). A solução também está disponível por meio do Data License para uso em escala na empresa.
A CSRD expande simultaneamente a gama de empresas que precisam divulgar publicamente os dados de ESG e amplia os relatórios para mais de 1.000 métricas, que abrangem critérios de materialidade financeira e de impacto. Quando as exigências de divulgação começarem, a partir de 2025, a nova oferta de dados fornecida pela Bloomberg ajudará a informar de forma holística a estratégia de sustentabilidade das empresas financeiras e ajudará a simplificar a divulgação de sustentabilidade de suas atividades econômicas.
A oferta de CSRD da Bloomberg é baseada em um mapeamento das Normas Europeias de Relatórios de Sustentabilidade (ESRS) para os campos de dados existentes da Bloomberg. Essa ferramenta inclui dados históricos para um subconjunto de campos relatados por empresas voluntariamente ou sob requisitos regulatórios anteriores. Campos adicionais serão criados para garantir que os clientes possam acessar as divulgações quantitativas obrigatórias que abrangem tanto a materialidade financeira quanto a de impacto. As empresas obrigadas a apresentar relatórios em 2025 já estão inseridas na cobertura da Bloomberg, que se expandirá para incluir também as empresas que começarão a apresentar relatórios em 2026.
Patricia Torres, Head Global de Soluções Financeiras Sustentáveis da Bloomberg, considera que dados melhores levam a decisões mais assertivas de investimento, e é por isso que a Bloomberg está tomando medidas para garantir que seus clientes se beneficiem do significativo aumento na quantidade, qualidade e confiabilidade dos dados de ESG relatados na CSRD. “Ao fornecer dados de ESG de alta qualidade juntamente com dados financeiros para nossos clientes, nós os ajudamos a entender perfeitamente o perfil de sustentabilidade de seus investimentos e a simplificar seus relatórios.”
Nadia Humphreys, Head Global de Soluções de Dados Financeiros Sustentáveis da Bloomberg, comenta que a Bloomberg tem a escala e a experiência necessária para fornecer a ampla gama de novas divulgações de ESG sob a CSRD para os clientes de forma oportuna e eficiente. “Isso marca o primeiro passo de nossa solução CSRD, que continuará a evoluir para capturar a profundidade e a amplitude dos dados disponíveis relatados pelas empresas, ajudando os clientes a agir e tomar decisões bem-informadas”.
Os dados CSRD da Bloomberg estão disponíveis no Terminal da Bloomberg em {ESGD <GO>} e via Data License para uso em toda a empresa.
As soluções financeiras sustentáveis da Bloomberg abrangem dados e análises de ESG, índices, pontuações, soluções regulatórias, dívida sustentável e risco climático. Além disso, os usuários do Terminal Bloomberg também têm acesso à pesquisa ESG da Bloomberg Intelligence e da BloombergNEF. Os clientes podem acessar prontamente os dados ESG no Terminal Bloomberg via {ESGD <GO>} ou em toda a empresa por meio do Data License em data.Bloomberg.com para uso em aplicativos proprietários ou de terceiros no ambiente de nuvem de sua escolha. Por meio do Data License Plus (DL+) ESG Manager, a Bloomberg conecta os fluxos de trabalho de dados ESG dos clientes ao poder total dos conjuntos de dados da Bloomberg, bem como aos dados de parceiros fornecedores, para que os clientes possam desbloquear o valor máximo com facilidade. Para obter mais informações, visite Bloomberg Sustainable Finance Solutions.
##