Bloomberg lança guia pra Gestoras de Fundos de Investimento

Em colaboração com ANBIMA, CVM, CEPEDA e Options Group, surge o primeiro guia educacional sobre a criação de gestoras de fundo de investimento

Enfrentando um boom no gerenciamento de ativos, as principais autoridades, organizações e profissionais financeiros do Brasil desenvolveram o primeiro guia educacional sobre gestoras de investimentos, abordando desde a criação das gestoras às melhores práticas do setor.

O aumento no setor de fundos é atribuído à baixa taxa de juros do Brasil, a menor desde 1999 e bem abaixo do patamar visto em décadas anteriores, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. Com menores taxas, o mercado busca alternativas de maior rentabilidade, acarretando assim um crescimento exponencial na indústria de fundos de investimento.

O manual Guia para Gestoras de Fundos de Investimento foi desenvolvido para fornecer aos profissionais do mercado financeiro embasamento concreto sobre o que é necessário para criar e dar os primeiros passos na gestão de um fundo, de acordo com todas as regras e regulamentações vigentes. Com a coordenação da Bloomberg, e contribuição de relevantes participantes do mercado, o Guia é um material essencial para todos os profissionais interessados em ingressar nesse nicho, inclusive CEOs, gerentes de portfólio e traders.

Colaboraram com o material:

  • ANBIMA – Associação Brasileira de Mercados Financeiro e de Capitais, que representa bancos, gestoras de ativos, corretoras, distribuidoras, administradoras de valores mobiliários e consultores de investimentos
  • CVM – Comissão de Valores Mobiliários do Brasil, que promove e regula práticas justas de negociação no mercado de valores mobiliários
  • CEPEDA – Escritório de advocacia com foco na indústria de fundos de investimento e todos os seus participantes
  • Options Group – Empresa global de recrutamento 100% especializada e focada em Financial Markets Search.

O Brasil já possui 950 gestoras de ativos registradas e espera ainda mais, segundo Daniel Walter Maeda Bernardo, Superintendente de Relações com Investidores Institucionais da CVM. “Nossa missão é promover a operação eficiente do mercado de ações e expandir o investimento no Brasil. Este guia é uma boa maneira de aumentar a educação financeira. ”

A adoção de procedimentos e políticas de gestão de investimentos é fundamental para assegurar o fortalecimento do mercado, de acordo com a ANBIMA. “Por meio dos nossos códigos de melhores práticas e das qualificações que oferecemos para os profissionais do mercado, contribuímos para o desenvolvimento do setor. O guia é mais uma importante iniciativa para ajudar os novos gestores a darem seus primeiros passos “, explica José Carlos Doherty, superintendente-geral da ANBIMA.

André Wakimoto, sócio do CEPEDA Advogados, disse: “Além de ser uma demanda natural decorrente da evolução desse mercado, as empresas locais e globais querem buscar a excelência e um guia com informações detalhadas é muito bem-vindo. ”

“O Brasil está vivendo um crescimento incrível na gestão de investimentos e esperamos que este guia ajude a educar sobre o tema e inspirar mais novos fundos”, afirma Geraldo Coelho, Diretor de Vendas da Bloomberg para a América Latina. “Este é o primeiro material do gênero e agradecemos à ANBIMA, CVM, CEPEDA e ao Options Group por sua inestimável colaboração. ”

“Estamos felizes em fazer parte de um projeto tão atual e moderno, seguindo a tendência de crescimento do mercado brasileiro de buy-side por ser um segmento relativamente novo e em franca expansão, precisamos dispor de materiais com viés educativo quando se fala sobre o business de gestoras de investimento e regulamentações”, comenta Vinícius Bolotnicki da Options Group.

Para uma cópia do relatório, visite https://bloom.bg/31JMvbq

Sobre a Bloomberg

A Bloomberg, líder global de informações financeiras e de negócios e notícias, fornece aos tomadores influentes de decisão uma vantagem crítica, conectando-os a uma rede dinâmica de informações, pessoas e ideias. A força da empresa – fornecimento de dados, notícias e análises através de uma tecnologia inovadora, de forma rápida e precisa – é o cerne do Terminal Bloomberg, que inclui diversas ferramentas financeiras. As soluções corporativas da Bloomberg estão centradas na força do núcleo da empresa: alavancar a tecnologia para permitir que clientes acessem, integrem, distribuam e gerenciem seus dados e informações entre organizações de forma mais eficiente e eficaz.

Sobre a ANBIMA

A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) representa mais de 260 instituições de diversos segmentos. Dentre seus associados, estão bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. Ao longo de sua história, a Associação construiu um modelo de atuação inovador, exercendo atividades de representação dos interesses do setor; de regulação e supervisão voluntária e privada de seus mercados; de oferta de produtos e serviços que contribuam para o crescimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais; e de educação para profissionais de mercado, investidores e sociedade em geral.

Sobre o CEPEDA

Um escritório de advocacia totalmente dedicado à indústria de fundos de investimento e seus participantes, com atuação ampla em diferentes assuntos legais para gestores de recursos de quaisquer estratégias, instituições financeiras, administradores fiduciários, distribuidores, consultores de valores mobiliários, analistas de investimento, custodiantes e investidores profissionais. Com uma equipe formada por diversos sócios e advogados egressos de sólidas carreiras in house no mercado de capitais, a equipe alia profundo conhecimento jurídico com uma diferenciada experiência prática e negocial, atuando em todas as expertises do direito para oferecer soluções completas e dedicadas aos players da indústria de fundos de investimento.

Sobre a CVM

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia que fiscaliza, normatiza, disciplina e desenvolve o mercado de valores mobiliários no Brasil. Em 2013, a CVM reformulou sua estratégia institucional e lançou o seu atual Plano Estratégico, reafirmando valores e propósitos e definindo os Objetivos Estratégicos com projeção para 2023.

Sobre o Options Group

Fundada em 1992, a Options Group é uma empresa líder global em pesquisa de executivos e consultoria estratégica para o setor de serviços financeiros. Desde 2000, mantemos uma presença local em cinco continentes e colocamos milhares de profissionais de nível médio a sênior em todas as áreas do setor de serviços financeiros em várias instituições. Com mais de 190 consultores e profissionais de inteligência de mercado em todo o mundo, a Options Group possui um conhecimento profundo das principais competências do setor financeiro e está na vanguarda dos serviços globais de contratação e tendências de remuneração de valores mobiliários, banco de investimento, fundos de hedge, gerenciamento de ativos e informações tecnologia.

Agende uma demo.