Bloomberg lança Métricas de Aumento de Temperatura Implícitas com base científica

Com base em uma metodologia recomendada pela iniciativa Science Based Targets (SBTi), essas Métricas fornecem aos investidores informações transparentes e comparáveis para avaliar o alinhamento do portfólio com as metas climáticas

A Bloomberg anunciou hoje que lançou as Métricas de Aumento de Temperatura Implícitas para ajudar os investidores a determinar como as empresas e portfólios se alinham às metas de risco climático, como o objetivo do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5°C.

A Bloomberg está lançando essas métricas à medida que os pedidos para que os investidores realoquem capital de acordo com as metas de net-zero com base científica estão aumentando. Um relatório recente do CDP (anteriormente Carbon Disclosure Project) revelou que menos de 1% dos fundos estavam alinhados a Paris em outubro de 2021, com base em uma análise de um terço do total da indústria global de fundos no valor de mais de US$ 27 trilhões.

As métricas de aumento de temperatura implícita da Bloomberg são baseadas na metodologia de classificação de temperatura desenvolvida pelo SBTi, que fornece uma estrutura baseada na ciência para avaliar como as emissões projetadas de uma empresa, ou metas de carbono, se traduzem em um aumento de temperatura implícito. Os investidores podem usar as métricas para medir o alinhamento do aumento da temperatura com objetivos climáticos específicos e se envolver com as empresas na definição de metas de redução de emissões acionáveis. Por exemplo, em um cenário de longo prazo, se o aumento de temperatura implícito de um portfólio for de 1,5°C, isso significa que o portfólio contribui para um aumento de temperatura máximo de 1,5°C até o final do século. A Bloomberg fornece total transparência sobre o modelo subjacente, a metodologia e os dados relatados pela empresa ou de meta de carbono subjacentes às métricas.

Olivier Wibo CFA, gerente de produto para Soluções Financeiras Sustentáveis da Bloomberg, disse: “À medida que a comunidade financeira procura gerenciar a transição para o net-zero, as Métricas de Aumento de Temperatura Implícitas ajudam os investidores a entender e comparar como as empresas estão atingindo suas metas de emissão de carbono. Ao incorporar a abordagem baseada na ciência amplamente reconhecida usada pela SBTi, a Bloomberg é capaz de fornecer métricas confiáveis que os investidores podem confiar para desenvolver estratégias de investimento que alinhem a alocação de capital com os objetivos climáticos.”

Nate Aden, líder financeiro do SBTi, disse: “O aumento de temperatura implícito é uma métrica sucinta e de rápido desenvolvimento para comunicar o alinhamento climático. Em 2020, o SBTi publicou o primeiro e único método de código aberto para calcular a pontuação de temperatura de um determinado portfólio financeiro. A inclusão dessas métricas pela Bloomberg em suas ofertas de clientes ajudará a acelerar a realocação de capital para a estabilização do clima, além de ajudar a refinar e padronizar essas novas métricas.

As Métricas de Aumento de Temperatura Implícitas da Bloomberg atualmente cobrem empresas que divulgam suas metas de redução de gases de efeito estufa ao CDP e ao SBTi. A cobertura será expandida, pois a Bloomberg também pretende usar dados relatados diretamente pelas empresas. Para as emissões atuais, o padrão é “como dados reportados” para os escopos 1, 2 e 3. Se esses dados não forem reportados, estão sendo usadas estimativas baseadas em um modelo de aprendizado de máquina proprietário desenvolvido pela Bloomberg. Nove métricas expressas em graus Celsius são fornecidas para cada empresa, refletindo as emissões de carbono de escopo 1+2, 3 e 1+2+3 para cenários de curto, médio e longo prazo, conforme definido pelo modelo utilizado pelo SBTi . As métricas são fornecidas para mais de 3.000 empresas listadas e privadas e estão disponíveis no Terminal Bloomberg e como uma solução de dados corporativos, para que os clientes possam integrá-las perfeitamente em seus sistemas.

A medição da temperatura do portfólio está incluída no modelo de relatório padrão fornecido pela Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD, na sigla em inglês). A metodologia subjacente às Métricas de Aumento de Temperatura Implícitas da Bloomberg também foi revisada no relatório TCFDs sobre Alinhamento de Portfólio.

A Bloomberg fornece uma série de soluções financeiras sustentáveis que oferecem insights baseados em dados para ajudar os investidores a integrar o ESG em todo o processo de investimento e padronizar os dados ESG relatados pela empresa e de terceiros. As soluções incluem notícias e conteúdo de pesquisa ESG, estimativas de carbono, índices, pontuações, análises, soluções de conformidade regulatória, análises climáticas e fluxos de trabalho de pesquisa criados especificamente para investidores.

Sobre a iniciativa Science Based Targets

A iniciativa Science Based Targets (SBTi) é um órgão global que permite que as empresas definam metas ambiciosas de redução de emissões de acordo com a ciência climática mais recente. Ele está focado em acelerar empresas em todo o mundo para reduzir pela metade as emissões antes de 2030 e atingir emissões líquidas zero antes de 2050.

A iniciativa é uma colaboração entre o CDP, o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute (WRI) e o World Wide Fund for Nature (WWF) e um dos compromissos da We Mean Business Coalition. O SBTi define e promove as melhores práticas na definição de metas com base científica, oferece recursos e orientações para reduzir as barreiras à adoção e avalia e aprova de forma independente as metas das empresas. www.sciencebasedtargets.org  @sciencetargets

Co-desenvolvida pelo CDP e WWF e incluída na estrutura de definição de metas da SBTi para instituições financeiras, a metodologia CDP-WWF Temperature Rating permite a tradução das metas corporativas de redução de emissões de GEE em classificações de temperatura em uma meta, empresa e nível de portfólio. O método pode ser usado para gerar classificações de temperatura para alvos individuais para traduzir a ambição do alvo em uma métrica intuitiva comum. O método fornece um protocolo para permitir a agregação de classificações de nível-alvo para gerar uma classificação de temperatura para uma empresa, com base na ambição de suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa. Ele também define uma série de opções de ponderação para gerar classificações de temperatura no nível do portfólio. Para mais informações, incluindo entrevistas e comentários, entre em contato com communication@sciencebasedtargets.org

###

Agende uma demo.