Bloomberg lança plataforma de câmbio eletrônico para o mercado de RMB-peso filipino

A Bloomberg anunciou hoje que a comunidade de traders de RMB das Filipinas adotou a solução FXGO da Bloomberg como plataforma de câmbio eletrônico para o novo mercado à vista de RMB-peso filipino.

Essa adesão segue o Memorando de Acordo (MOA) acordado pelo braço filipino do Bank of China e 13 bancos locais [1] para a criação da comunidade de traders de RMB nas Filipinas em 30 de outubro de 2018. Liderado pelo Bank of China de Manila, a comunidade procura facilitar o câmbio entre RMB (Renminbi, a moeda chinesa) e o peso filipino.

Em 20 de novembro, durante a visita de Xi Jinping, presidente chinês, às Filipinas, o Bank of China anunciou que executou o primeiro lote de negociações RMB-peso com o Asia United Bank, o BDO Unibank, o EastWest Bank, o Metrobank e o Rizal Commercial Banking Corp através da plataforma da Bloomberg.

“Investidores, traders e turistas das Filipinas e da China vão se beneficiar do comércio direto”, afirma Deng Jun, Presidente da comunidade de câmbio de RMB das Filipinas e Head do braço de Manila do Bank of China. “A comunidade filipina de RMB está contente em trabalhar com a Bloomberg para o desenvolvimento do novo mercado à vista de RMB-peso filipino. Acreditamos que um câmbio sólido exige uma fonte confiável de câmbio eletrônico.”

Bloomberg will support trading of spot RMB-peso amongst member banks through Bloomberg FXGO, a commission-free trading platform for execution of a number of instruments including spot, forwards, swaps, and deposits. RMB-peso trading can be done using a variety of trading protocols including request for quote, trade affirmation as well as Bloomberg’s IB Dealing. Trade tickets can be captured into the respective parties’ risk management and back office systems.

A Bloomberg vai dar suporte ao câmbio das as moedas entre bancos membros através do FXGO, plataforma de câmbio sem comissão para a execução de inúmeros instrumentos que incluem, spot, forward, swaps e depósitos. O câmbio de RMB-peso filipino pode ser realizado com o uso de diversos protocolos, como pedido de orçamento, confirmação de câmbio, assim como a IB Dealing da Bloomberg. Os tickets de trade podem ser capturados nos sistemas de gerenciamento de risco e back office das respectivas partes.

“Estamos honrados de sermos a plataforma de câmbio eletrônico para o mercado de RMB-peso filipino e atuarmos para estreitar laços entre as economias da China e das Filipinas”, comenta Taram Khera, Head da Bloomberg Ásia-Pacífico. “A Bloomberg está comprometida com a parceria com o Bank of China e com todos os clientes chineses para promover a internacionalização do RMB, conectando a China à ANSEA (Associação de Nações do Sudeste Asiático) e aos mercados globais.

[1] Os 13 bancos locais são, Asia United Bank (AUB), Bank of Commerce, Bank of the Philippine Islands (BPI), BDO Unibank Inc (BDO), China Banking Corp. (Chinabank), East-West Banking Corp. (EastWest Bank), Metropolitan Bank & Trust Co. (Metrobank), Philippine Bank of Communications (PBCOM), Philippine Business Bank (PBB), Philippine National Bank (PNB), Rizal Commercial Banking Corp. (RCBC), Security Bank Corp. (Security Bank), e UnionBank of the Philippines (Union Bank).

Sobre a Bloomberg

A Bloomberg, líder global de informações financeiras e de negócios e notícias, fornece aos tomadores influentes de decisão uma vantagem crítica, conectando-os a uma rede dinâmica de informações, pessoas e ideias. A força da empresa – fornecimento de dados, notícias e análises através de uma tecnologia inovadora, de forma rápida e precisa – é o cerne do Terminal Bloomberg, que inclui diversas ferramentas financeiras. As soluções corporativas da Bloomberg estão centradas na força do núcleo da empresa: alavancando a tecnologia para permitir que clientes acessem, integrem, distribuam e gerenciem seus dados e informações entre organizações de forma mais eficiente e eficaz.