Bloomberg oferece primeiro modelo quantitativo para cálculo de risco de liquidez

A Liquidity Assessment Tool (LQA – Ferramenta de Avaliação de Liquidez) da Bloomberg é pioneira no uso de aprendizado automático para estimar o risco de liquidez à medida que reguladores globais obrigam os investidores institucionais a incluir liquidez em modelos de risco e preços

Hoje, a Bloomberg anunciou sua Liquidity Assessment Tool (Ferramenta de Avaliação de Liquidez), ou LQA, que oferece aos investidores institucionais uma abordagem quantitativa para calcular o risco de liquidez de forma consistente em todas as classes de ativos. É a primeira ferramenta de estimativa de liquidez a combinar dados financeiros ricos e técnicas de aprendizado automático da Bloomberg para calcular a multiplicidade de fatores relevantes que influenciam a liquidez.

A Bloomberg LQA oferece aos gestores de riscos, gestores de portfólio, operadores e diretores de conformidade, uma definição padrão de liquidez e uma abordagem consistente para medir o custo esperado de liquidação para um volume específico de títulos, e um horizonte de tempo desejado. Ela também fornece uma pontuação desenvolvida para indicar liquidez em nível de segurança em relação ao custo de liquidação e suas distribuições em diferentes volumes.

Após a crise financeira, os reguladores em todo o mundo continuam a controlar a qualidade e abrangência dos processos de avaliação de risco existentes e propor novos padrões de gestão de liquidez nas instituições de buy-side e de sell-side (compra e venda). A instituição de uma abordagem sistemática para medir e relatar o risco de liquidez demonstra o compromisso da empresa com práticas robustas de gestão de riscos, ampla análise pré e pós-negociação e disponibilização de relatórios regulatórios eficientes que atendem às novas normas da indústria.

Bloomberg-LQA-screen-shot“Avaliar o risco de liquidez é um processo de negócios essencial para as instituições de buy-side e sell-side, porque elas precisam avaliar o custo de capital para qualquer ativo que deseja manter em sua carteira ou em seu balanço”, disse Ilaria Vigano, chefe do grupo de produtos regulatórios e contábeis da Bloomberg. “A Bloomberg LQA fornece uma abordagem orientada por dados consistente para medir a liquidez, ajudando os nossos clientes a tomar decisões de investimento mais acertadas, bem como simplificar seus processos de relatórios regulatórios e de gestão de riscos”.

Os assinantes do serviço Bloomberg Professional podem acessar os dados da Bloomberg LQA mais de 130.000 títulos global de governo e corporativos. Os mesmos dados também podem ser fornecidos para uso empresarial, o que permite aos clientes substituírem as entradas padrão da Bloomberg pelas suas próprias premissas para que o modelo considere a sua perspectiva única no mercado.

Embora a Bloomberg LQA contemple atualmente títulos corporativos e de governo, a metodologia que sustenta a ferramenta pode ser aplicada de forma consistente em todas as classes de ativos para avaliar o risco de liquidez em nível de portfólio.

Aprendizagem automática potencializa a abordagem estimulada por dados da Bloomberg LQA

A disponibilidade e a qualidade dos dados são fundamentais para que os modelos quantitativos fornecerem estimativas criteriosas. Este é um desafio em mercados menos transparentes, como renda fixa, onde os dados disponíveis são limitados e menos confiáveis.

Para superar esse desafio, a Bloomberg montou uma equipe multidisciplinar de especialistas para considerar todas as complexidades associadas com a análise de risco de liquidez. A Bloomberg LQA utiliza técnicas de aprendizado automático, tais como análise de cluster (agrupamento), para identificar e aproveitar de forma dinâmica os dados de transação para títulos comparáveis.

Sua aplicação permite que a Bloomberg LQA transcenda as limitações inerentes da abordagem de bid-ask amplamente utilizada para medir o risco de liquidez, que pode ignorar variáveis importantes. Ao aproveitar um maior conjunto de fatores, a Bloomberg LQA pode avaliar melhor a liquidez em vários instrumentos e ao longo do tempo.

A Bloomberg LQA faz parte do conjunto de produtos Regulatórios e de Contabilidade da Bloomberg, o qual ajuda os diretores de conformidade em bancos, gestores de ativos, seguradoras e outras instituições financeiras a navegar por um ambiente de conformidade regulamentar e de contabilidade cada vez mais complexo. Para saber mais sobre a ferramenta e a metodologia Bloomberg LQA, visite: www.bloomberg.com/enterprise/content-data/regulatory-data/

Sobre a Bloomberg

A Bloomberg, líder global notícias e informações financeiras e empresariais, dá aos tomadores de decisão influentes uma vantagem crítica, conectando-os a uma rede dinâmica de informações, pessoas e ideias. A força da empresa – o fornecimento de dados, notícias e análises através de tecnologia inovadora, com rapidez e precisão – está no cerne do serviço Bloomberg Professional, que fornece informações financeiras em tempo real para aproximadamente 350 mil assinantes em todo o mundo. O serviço Bloomberg Professional é de propriedade e distribuído pela Bloomberg Finance L.P. e suas afiliadas.

Agende uma demo.