Bloomberg patrocina workshop promovido por Tribeca Film Institute em São Paulo

Cineastas locais recebem aconselhamentoe algumas sessões serão abertas ao público

O Tribeca Film Institute América Latina Filmmaker Workshop no Brasil, concebido para capacitar cineastas emergentes, acontecerá em São Paulo a partir de sábado, 30 de agosto até segunda-feira, 1º de setembro. Pela primeira vez, o público poderá assistir a algumas sessões.

Os workshops TFI, promovidos pela Bloomberg, ajudam os cineastas a reforçarem as habilidades de apresentação de projetos (pitching), de desenvolvimento de propostas e solicitação de financiamento internacional. A sessão de três dias será liderada por especialistas do TFI, profissionais da indústria e respeitados do mercado. O evento permite que os cineastas discutam seus projetos, obtenham feedback sobre suas ideias e aprendam as melhores práticas da indústria.

Na segunda-feira, 1º de setembro o público poderá assistir às sessões de discussão e ouvir palestrantes convidados na Cinemateca Brasileira, Largo Senador Raul Cardoso, 207 Vila Clementino, São Paulo, bem como no Centro Cultural b_arco, Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426 – Pinheiros. Para mais informações visite http://www.cinemateca.gov.br/ ou Centro Cultural http://barco.art.br/.

“Temos orgulho de apresentar cinco projetos distintos e únicos de uma comunidade próspera de cineastas brasileiros por meio deste workshop”, diz Ryan Harrington, vice-presidente de Programas de Artista do Instituto de Cinema Tribeca. “Como resultado do sucesso da oficina inaugural realizadaano passado, também com o importante apoio da Bloomberg em São Paulo, estamos ansiosos para trazer os membros da comunidade para formar um público ainda maior para compartilhar o trabalho desses contadores de histórias. Também somos gratos pelo apoio da Cinemateca e b_arco que irão sediar este evento”.

“A América Latina é um mercado de extrema importância para a Bloomberg e estamos muito satisfeitos em patrocinar os workshops promovidos pelo Tribeca Film Institute no Brasil, assim como Chile, Colômbia e México. Estamos entusiasmados em apoiar o Fundo das Artes Audiovisuais Latino-americanas, que aumenta o acesso do público às artes, promove o trabalho criativo e capacita artistas e organizações culturais. Acreditamos que isto não só irá beneficiar a região, mas também a comunidade artística global”, diz Nanette Smith, responsável por Filantropia e Engajamento Global na Bloomberg LP.

Os cineastas brasileiros serão orientados por José Rodriguez (TFI), Alex Hannibal (TFI), Rodrigo Brandão (Kino Lorber Inc), Silvia Cruz (Vitrine Filmes), Felipe Lacerda (História e Edição Consultor) e Matias Mariani (Primo Filmes).

Cinco projetos brasileiros foram selecionados para participar do workshop:

1.000 DIAS/ 1,000 DAYS
Giovanna Giovanini e Rodrigo Boecker (co-diretores)
Sinopse: 1000 dias até os Jogos Paraolímpicos no Brasil documenta uma contagem regressiva pessoal de Susana Schnarndorf. Uma ex-triatleta brasileira e seis vezes vencedora do Ironman, ela luta contra os crescentes sintomas de Parkinson ao passo que se esforça para competir nos Jogos Paraolímpicos pela primeira vez.

SERTÃO DE CINZAS/ SERTAO IN ASHES
Pedro Corradi e Claudio Cruz (co-diretores); Rafa Calil (produtor)
Sinopse: Um simples e corajoso homem da terra, em seu último ano como chefe da Brigada, está em uma luta diária contra os incêndios criminosos que infestam o Parque Nacional Grande Sertão Veredas. Sua missão desesperançosa é impulsionada pelo fato de que Sertão Veredas é uma das maiores regiões de biodiversidade do planeta, e também onde ele nasceu e cresceu.

NASCIMENTO PROIBIDO NO PARAÍSO/ BIRTH FORBIDDEN IN PARADISE
Joana Nin (diretor)
Sinopse: Por quase uma década, as mulheres foram proibidas de dar à luz no arquipélago de Fernando de Noronha. Oficialmente, a questão tem sido a precariedade do hospital local, mas os 4.000 moradores sabem que é realmente um problema impulsionado por disputas de terra. Como resultado, as mulheres no sétimo mês de sua gravidez são forçadas a deixar seus empregos, maridos e filhos para embarcar em uma viagem para dar à luz.

CASAS Partidas/ (DE)PARTED HOUSES
Maria Clara Escobar (diretor); Paula Pripas (produtor)
Sinopse: A cineasta Maria Clara Escobar parte em uma viagem do Rio de Janeiro para São Paulo para explorar a história esquecida da região onde ela cresceu – antes considerada cidades abandonadas – a fim de desencadear lembranças e memórias do passado.

PARIS HOTEL
Maira Buhler (diretor); Beatriz Carvalho e Rafael Sampaio (produtores)
Sinopse: Paris Hotel segue 40 dias na vida dos viciados em crack que habitam um hotel no centro de São Paulo. Combinando elementos documentais observacionais com cinema de ficção, o filme explora intenso universo de seus personagens.

Sobre o Tribeca Film Institute®

Tribeca Film Institute incentiva contadores de histórias para que sejam catalizadores de mudanças em suas comunidades e ao redor do mundo. Por meio de investimentos e programas de desenvolvimento profissional, TFI apoia um heterogêneo grupo de excepcionais cineastas e artistas de mídia, oferecendo os recursos necessários para que eles realizem suas histórias e conectem-se com seus públicos. A programação educativa do Instituto se baseia em uma extensa rede comunitária cinematográfica para ajudar os estudantes menos favorecidos de Nova York a estudar produção de cinema e a adquirir as capacidades necessárias para serem cidadãos produtivos e criativos no século XXI. Com capacitação prática e exposição de filmes com relevância social, o Instituto oferece programa a mais de 250 mil estudantes a cada ano. TFI foi fundado por Robert De Niro, Jane Rosenthal e Craig Hatkoff depois de 11 de setembro de 2001 e é uma organização artística 501©(3) sem fins lucrativos que funciona 12 meses ao ano. Para mais informações, acesse o site http://www.tribecafilminstitute.org.

Sobre a Bloomberg

No mercado desde 1990, a Bloomberg se concretizou como uma das mais confiáveis empresas do mundo. Combinando inovação tecnológica, análises, dados, notícias e ferramentas, oferece conteúdos exclusivos por meio do serviço multimídia e plataformas da Bloomberg Profissional para os profissionais da área de negócios e finanças. Com cerca de 15.000 empregados, 192 escritórios e ativação em 72 países em todo mundo, a Bloomberg Enterprise Products & Solutions tem um vasto banco de dados, gestão e distribuição de informação em um servidor que une tecnologia e qualidade de acordo com as necessidades de cada empresa. O principal objetivo deste trabalho é conectar profissionais de negócios, finanças e governo a uma rede global e dinâmica de informações, notícias, pessoas e ideias.

 

Agende uma demo.