Bloomberg Women's Buy-Side Network Brazil debate certificação CFA

A Bloomberg Women’s Buy-Side Network (BWBN) e a Chartered Financial Analyst Society (CFA) no Brasil debateram se a certificação CFA é um passo importante na carreira das mulheres em gestão de ativos. Mulheres líderes no setor de gestão de fundos do Brasil falaram sobre como tomaram sua decisão de buscar a Certificação CFA e os desafios e benefícios resultantes.

A participação feminina na indústria de buy-side continua muito menor do que a masculina, especialmente em cargos de liderança. “No Brasil, apenas 11% dos titulares de cartas CFA são mulheres, enquanto isso é 18% no mundo todo”, disse Márcia Sadzevicius, CFA, Vice-Presidente da CFA Society Brasil. “A certificação CFA é altamente reconhecida em qualquer instituição global”, disse ela, acrescentando: “Queremos resolver essa lacuna de gênero e aumentar a participação das mulheres no mercado financeiro.”

Márcia Sadzevicius

Adelia Souza, CFA, Analista de Ações e Sócia Fundadora da Encore Asset Management, afirmou: “O CFA otimizou meu conhecimento no mercado financeiro e contribuiu para o crescimento da minha carreira. Ter a certificação garantiu um melhor networking, mas é importante destacar que as mulheres ainda têm um longo caminho a percorrer nesse quesito. Devemos encorajar o desenvolvimento de habilidades sociais, como relacionamentos interpessoais para construir uma rede de apoio mais transparente e inclusiva.”

Adelia Souza

Vivian Lee, CFA, sócia, gestora de portfólio e co-CIO de estratégias de crédito da Ibiuna Investimentos, disse: “O ambiente do mercado financeiro é mais amigável para as mulheres, mas ainda existem muitos desafios. As mulheres na gestão de ativos precisam acompanhar a velocidade rápida das informações e das mudanças no setor. A formação profissional pode ajudar e a Certificação CFA é constantemente atualizada com temas relevantes.”

Vivian Lee

O painel foi moderado por Yasmin Silva, Bloomberg Enterprise sales e BWBN Brazil Chapter Advocate.

Este foi o terceiro evento do Capítulo Brasil da Bloomberg Women’s Buy-Side Network, lançado em agosto com o objetivo de valorizar as mulheres no setor de gestão de ativos. O Brasil é o último a ingressar na BWBN, que tem filiais em Hong Kong, Índia, Japão, Austrália e Nova Zelândia e Cingapura.

O primeiro evento foi a apresentação dos sócios fundadores do Capítulo BWBN Brasil: Flavia Almeida, CEO, Península Partners, Luciane Ribero, fundadora e sócia principal, 3V Capital Asset Management Ltd., e Tatiana Grecco, diretora de risco, Itau Unibanco (incluindo Itau Asset Gestão).

O segundo evento da BWBN no Brasil foi um programa de mentoria para jovens interessadas em gestão de ativos com: Flavia Almeida, Luciana Puccetti, chefe de pesquisa da Vivest; Maria Victória Guimarães Tofolo, CFA, XP Inc. Sócia e chefe dos especialistas em portfólio; Milena Landgraf Tudisco, gerente de portfólio do Itaú Unibnco, e Gina Bacelli, economista-chefe do Itaú Private. O programa também discutiu os Conceitos do Mercado Bloomberg, um curso de e-learning individualizado que fornece uma introdução interativa aos mercados financeiros.

Para obter mais informações sobre o Capítulo do Brasil da Bloomberg Women’s Buy-Side Network, e-mail – bbwbn@bloomberg.net

Agende uma demo.