BQuant Enterprise da Bloomberg acelera estratégias de investimento quantitativo

A plataforma BQuant Enterprise, baseada em nuvem, se integra às infraestruturas empresariais existentes e oferece a primeira solução de Ciência de Dados com acesso pronto para a ampla oferta de dados da Bloomberg em várias classes de ativos.

A Bloomberg apresentou hoje o BQuant Enterprise, uma plataforma analítica baseada em nuvem pública/privada (a BQuant Enterprise Platform) para analistas quantitativos e cientistas de dados nos mercados financeiros. Essa solução personalizável, e pronta para uso, acelera a capacidade das empresas de serviços financeiros em competir de forma mais dinâmica, incorporando abordagens quantitativas em todos os aspectos de seus processos de investimento. Além disso, BQuant é a primeira solução em Ciência de Dados da Bloomberg projetada especificamente para o mercado financeiro e oferece acesso pronto para negociação a uma ampla gama de conjuntos de dados financeiros e alternativos de alta qualidade e líderes de mercado de várias classes de ativos.

“As maiores empresas financeiras do mundo adotaram totalmente o investimento quantitativo para melhorar as estratégias de negociação e, ao mesmo tempo, reduzir despesas. No entanto, o alto custo de entrada colocou a maioria das empresas em desvantagem. BQuant Enterprise nivela o campo de jogo com uma plataforma de alto desempenho que pode operar como sua plataforma central ou pode ser integrada em dia com os ambientes de pesquisa de ciência de dados existentes nas empresas”, disse Tony McManus, chefe global de dados corporativos da Bloomberg.

Os analistas quantitativos estão em movimento.

As empresas líderes no setor financeiro investiram pesadamente na criação de sistemas quantitativos de apoio ao analista, que usam modelos matemáticos, grandes conjuntos de dados e poder de computação para avaliar estratégias de investimento e gerar novas ideias. Com o BQuant Enterprise, as equipes de front-office podem colher rapidamente os benefícios desses recursos sofisticados de ciência de dados, enquanto os departamentos de TI podem maximizar seus investimentos em tecnologia integrando a solução com suas infraestruturas, bancos de dados e fluxos de trabalho existentes.

O BQuant Enterprise fornece aos analistas fluxos de trabalho mais eficientes para criar, validar e colocar seus modelos de tomada de decisão em produção. A plataforma compreende ferramentas específicas de finanças, serviços e bibliotecas para oferecer suporte a uma ampla gama de análises quantitativas, incluindo avaliação de modelo de fator, estratégias de backtesting e análise de portfólio, em todas as classes de ativos.

As características incluem:
• Conjuntos de dados prontos para uso: Acesso a uma ampla gama de conjuntos de dados financeiros e alternativos de alta qualidade e líderes de mercado vinculados a várias classes de ativos, além de recursos para usar seus próprios dados internos.
• Ambiente baseado em Python: Uma plataforma interativa baseada em notebooks Python e Jupyter – à escolha do setor entre analistas quantitativos e cientistas de dados focados em mercados financeiros – que alavanca o ecossistema de computação científica de código aberto do Python e permite que usuários avançados criem seus próprios aplicativos.
• Fluxos de trabalho quantitativos: Análise priorizada por API e ferramentas inovadoras específicas de domínio que funcionam juntas para fornecer fluxos de trabalho de ponta a ponta totalmente personalizáveis, desde a exploração inicial de dados até backtesting, otimização e visualização.
• Distribuição de pesquisa: Compartilhe facilmente os resultados da análise em toda a organização – de analistas quantitativos a gerentes de portfólio e outros consumidores – com recursos para que os dados sejam atualizados automaticamente nos aplicativos.
• Recursos de segurança e gerenciamento empresarial: Ele permite que os administradores da empresa gerenciem ambientes, repositórios de código, usuários e funções.
• Compatível com a nuvem: Compatível com as nuvens públicas mais populares, bem como com ambientes de nuvem privada e híbrida no local.
• Suporte: Apoiado pelo exemplar suporte ao cliente da Bloomberg, ajudando as empresas a personalizar a instalação do BQuant Enterprise.

“Thornburg reconheceu rapidamente as vantagens que os fluxos de trabalho programáticos poderiam trazer para a construção de portfólio”, disse Igor R. Kuznetsov, Gerente de Análise de Portfólio da Thornburg Investment Management, uma empresa de gestão de investimento global independente de US$ 49 bilhões que oferece uma variedade de estratégias ativas de investimento. “Construímos um aplicativo da web para atender a essa necessidade, mas os dados eram estáticos e o aplicativo não conseguiu ingerir nossas valiosas fontes de dados Bloomberg. Depois de selecionar o BQuant Enterprise, pudemos evitar essas limitações. Minha equipe foi imediatamente capaz de acessar uma ampla gama de dados padronizados; gastar menos tempo lidando com eles; aplicar recursos adicionais de backtesting; e gerar mais ideias com mais rapidez do que antes”.

Os departamentos de TI integram de forma rápida e econômica a solução baseada em nuvem da Bloomberg

O BQuant Enterprise reduz o custo total de propriedade para as empresas implementarem uma plataforma de análise quantitativa. Seu design oferece interoperabilidade de sistema, portabilidade de dados e suporte a padrões abertos, permitindo assim uma integração rápida e fácil com as infraestruturas, bancos de dados e fluxos de trabalho existentes do cliente. Além disso, a BQuant Business Platform oferece às equipes de TI um alto nível de visibilidade das atividades do usuário para que possam adicionar supervisão a qualquer processo BQuant que se torne de missão crítica para os negócios. A equipe de suporte da Bloomberg ajuda os departamentos de TI e analistas financeiros a adaptar o BQuant Enterprise às suas necessidades exclusivas de infraestrutura e capacidade, resultando em um tempo rápido de lançamento no mercado, alto retorno sobre o investimento e escalabilidade sem precedentes. Para mais, as empresas podem contar com o renomado serviço ao cliente da Bloomberg para suporte e manutenção contínuos.

“Ao construir o BQuant Enterprise, nosso objetivo era desenvolver uma estrutura aberta baseada em tecnologia poderosa, facilmente acessível e infinitamente extensível para que pudesse crescer à medida que nossos clientes crescem”, disse Shawn Edwards, diretor de tecnologia da Bloomberg. “Utilizando o poder da nuvem, estamos oferecendo aos clientes um ambiente pronto para uso onde eles podem se conectar aos sistemas existentes, trazer seus próprios dados, combiná-los com os conjuntos de dados abrangentes da Bloomberg e aprimorar a colaboração de seus profissionais de investimento enquanto testam e implantar novas estratégias de investimento quantitativo.”

O BQuant Enterprise já está disponível e é compatível com os provedores de nuvem mais populares do setor. Para empresas que estão apenas começando sua jornada de migração da infraestrutura para a nuvem, a Bloomberg planeja oferecer o BQuant Enterprise como um serviço gerenciado. Os clientes do Bloomberg Terminal podem acessar o BQuant Desktop, que oferece uma atualização do Excel para análise de pesquisa e distribuição de modelos como um aplicativo.

BQuant Enterprise faz parte do negócio Enterprise Data da Bloomberg, que fornece soluções que simplificam a complexidade das demandas de dados e oferecem preços de alta qualidade, referência, conjuntos de dados regulatórios e alternativos, mercado em tempo real, dados de eventos e notícias e análise de liquidez junto com dados tecnologias de gerenciamento e distribuição – tudo em um só lugar. Para obter mais informações sobre o BQuant Enterprise da Bloomberg, clique aqui.

Agende uma demo.