Brasil dobra exportação de soja com colheita antecipada

Por Tatiana Freitas.

As exportações de soja do Brasil mais que dobraram em janeiro em meio à forte demanda chinesa e à antecipação da colheita no maior exportador mundial do produto.

O Brasil exportou 911.830 toneladas de soja em grão em janeiro, 131 por cento a mais que no mesmo período de 2016, divulgou a Secretaria de Comércio Exterior na quarta-feira. Navios carregados com 1,33 milhão de toneladas de soja deixaram portos brasileiros no mês passado, segundo dados da agência de navegação Williams Brasil.

“A colheita antecipada de soja no Brasil e as margens de exportação melhores na comparação com o segundo semestre de 2016 têm estimulado as exportações”, disse Lucílio Alves, analista do Cepea, o braço de pesquisa da Universidade de São Paulo, em entrevista por telefone.

No Mato Grosso, maior estado produtor do Brasil, 16 por cento da colheita estava concluída em 27 de janeiro, ante 8 por cento no mesmo período da safra anterior, o que aumentou a oferta e permitiu a antecipação das exportações.

Em janeiro, a China comprou mais de 75 por cento das exportações de soja do Brasil, segundo dados da agência Williams. A China também é destino de 54 por cento, ou pelo menos 3 milhões de toneladas, do total de embarques de soja em grão do Brasil em fevereiro e nas primeiras semanas de março, segundo a Williams.

Exportação competitiva

Até o início de março, os portos brasileiros deverão embarcar pelo menos mais 5,75 milhões de toneladas, 17 por cento a mais do que há um ano, segundo a Williams. Os números incluem navios com chegada esperada aos portos brasileiros em fevereiro e programação de partida ainda não confirmada.

“As exportações de soja em grão do Brasil deverão atingir 58 milhões a 60 milhões de toneladas em 2016/17 em um momento de demanda mundial forte. Além disso, o câmbio ainda contribui para manter as exportações do país competitivas, apesar da valorização do real em relação ao dólar em comparação com o mesmo período do ano passado”, disse Pedro Dejneka, sócio da consultoria AGR Brasil, em entrevista por telefone.

As exportações de soja também estão sendo ajudadas pelos novos terminais do norte do Brasil, que reduziram os atrasos nos embarques. Além disso, neste ano a soja não está disputando espaço nos portos com o milho devido à seca severa que reduziu a oferta brasileira de milho no ano passado. Cerca de 1,3 milhão de toneladas de milho deverão ser exportadas até as primeiras semanas de março, muito abaixo das 7,8 milhões de toneladas programadas para deixar os portos brasileiros há um ano, segundo a Williams.

Em janeiro, as exportações de milho do Brasil caíram 67 por cento em relação ao mesmo período do ano passado, para 1,45 milhão de toneladas, segundo a Secretaria de Comércio Exterior do país.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.