Brasil é visto aumentando ainda mais as taxas de juros para sustentar inflação

O Banco Central brasileiro tem aumentado agressivamente as taxas de juros para conter a inflação, mesmo com a queda da economia do país. Mais recentemente, o BC aumentou a taxa SELIC de empréstimos bancários no dia 29 de julho para 14,25%, 16º aumento desde março de 2013, um período em que o banco central impulsionou as taxas de juros em 700 pontos base. O aperto monetário do Brasil contrasta com todos os outros países do grupo de 20 nações industrializadas, que estão diminuindo as taxas de juros.

Ao aumentar a taxa básica de juros, disse o comitê de política monetária COPOM, “a manutenção desse nível de taxa básico, durante um período suficientemente longo, é necessário para que a convergência da inflação atinja a meta em 2016”, uma referência à meta do banco de inflação de 4,5%.

Alguns analistas interpretaram que a declaração significa que os responsáveis pela política monetária acreditam que a taxa básica de juros agora está alta o suficiente para alcançar a meta de inflação do banco. “É provável que esse seja o fim do ciclo”, disse Jankiel Santos, economista-chefe do banco de investimento BESI Brasil. O mercado de swaps de juros também prevê o fim dos aumentos de taxas.

O relatório mais recente de inflação do banco, lançado um mês antes do aumento de taxas de julho, prevê preços a consumidores saltando mais de 9% nesse ano, desacelerando para uma taxa de 4,8% em 2016, ainda acima da meta. A próxima reunião do COPOM ocorre nos dias 1 e 2 de setembro.

O problema

Ao contrário das expectativas, tanto de analistas como do mercado, de que o Banco Central manteria as taxas de juros estáveis, o modelo da Regra de Taylor conta uma história diferente. O modelo, criado pelo economista John Taylor em 1993, foi desenvolvido para prever o comportamento das taxas de juros dos EUA. Ele se aplica também, com ressalvas, a outros países. Particularmente, ele prevê que a taxa de referência brasileira subirá a quase 15%, 75 pontos base acima do nível atual.

Rastreando a taxa de juros do Brasil

Aplique a Regra de Taylor no terminal Bloomberg à taxa overnight de empréstimos bancários do Brasil para ver o caminho que ela pode percorrer nos próximos meses.
 

Brazil
Agende uma demo.