Brasil toma participação do mercado de minério de ferro chinês da Austrália

Por Julio Aparecido.

Histórico

A China é um país ávido por aço e compra mais de dois terços do minério de ferro embarcado por transporte marítimo. Historicamente, grande parte desse minério tinha origem na Austrália que, juntamente com o Brasil, fornece em torno de 80% do minério de ferro consumido pela China. O ferro australiano tem uma vantagem logística por estar mais próximo do porto chinês de Qingdao.

A questão

Apesar da vantagem logística da Austrália por estar localizada próxima à China, o Brasil ainda conquistou 4% do mercado de julho a janeiro. Como o Baltic Dry Index, benchmark global das taxas de frete, situa-se perto de uma baixa histórica e o real brasileiro despencou, o minério brasileiro está mais atrativo para os compradores chineses. Se, por um lado, o minério barato causou uma saturação global e contraiu os preços, por outro lado, o minério de ferro está começando a reagir graças a sinais de que as indústrias chinesas poderão aumentar a produção após o período do Ano Novo Chinês.

“O mercado está mais otimista sobre a demanda de minério de ferro e aço, visto que a atividade produtiva geralmente melhora após o inverno”, comentou Zhao Chaoyue, analista da China Merchants Futures Co. “A sustentação dessa reação do preço vai depender da demanda de aço na cadeia produtiva.”

Acompanhe as importações de minério de ferro

A funcionalidade da Bloomberg permite que os usuários acompanhem o preço do minério de ferro embarcado para Qingdao.
 
r

Agende uma demo.