Brazil reduz burocracia, Argentina continua na última colocação mundial

Por Deirdre Fretz.

Fazer negócios no Brasil tornou-se menos complicado, de acordo com um ranking preparado pelo Grupo TMF. A Argentina permanece em primeiro lugar – denotando seu status como o país com a mais complexa jurisdição de negócios no mundo, de acordo com a gestão e contabilidade da empresa de serviços de outsourcing.

Novas regras no Brasil que permitem arquivamentos eletrônicos para concordar com imposto de renda de pessoa jurídica e relatórios de folha de pagamento são parte da razão para a melhora na classificação. Um banco de dados unificado para licenças de exploração diminuiu o trabalho de papel e tempo para novos negócios e aqueles que precisam renovar suas aplicações. Por exemplo, uma licença de incêndio pode agora ser obtida em 30 dias, em comparação com 90 dias no passado, de acordo com Alessandra Almeida, diretora de operações para as Américas no TMF.

As melhorias têm empurrado a classificação do Brasil para a 10ª posição, em 2014 o país ocupava a segunda. A TMF observa que o aumento recente da inflação do Brasil e o valor de queda do real não são condições que normalmente apoiam o contínuo progresso.

A Argentina ficou no topo da lista nos últimos três anos, desde o primeiro ano que a TMF introduziu o seu ranking. Embora as mudanças no Código Civil e Comercial da Argentina podem reduzir a complexidade no futuro, a implementação inicial será um desafio para funcionários da empresa no curto prazo, de acordo com o estudo.

A Colômbia que era 21ª agora ocupa a terceira posição, o que reflete alterações nos códigos dos impostos, novos encargos em relatórios e multas por descumprimento.

A Aliança do Pacífico pode reduzir a complexidade entre os países membros, de acordo com a TMF.

Agende uma demo.