Britânicos se arrependem de Brexit pela 1ª vez, diz pesquisa

Por Timothy Ross.

O número de eleitores britânicos que considera que a decisão de deixar a União Europeia é um equívoco é maior do que o de defensores da separação, mostrou uma pesquisa de opinião pela primeira vez desde o referendo de junho do ano passado.

A pesquisa da YouGov para o jornal Times apontou que 45 por cento dos entrevistados concordava que, em retrospectiva, o país errou em votar pelo Brexit. Quarenta e três por cento disseram que a saída do bloco era a melhor alternativa para o país e 12 por cento afirmaram que não sabiam. Foi a primeira vez que uma pesquisa de opinião apontou uma mudança de humor do público em relação ao Brexit desde o referendo, afirmou o Times.

Os resultados sugerem que o país está profundamente dividido sobre a relação futura do Reino Unido com a UE em um momento em que está sendo pedido aos eleitores que chancelem a visão de Brexit da primeira-ministra Theresa May, que inclui a eliminação dos laços com as instituições da UE e com seu mercado único.

A premiê afirma que cada voto no Partido Conservador, do qual ela faz parte, na eleição nacional de 8 de junho, lhe dará mais poder para conseguir o melhor acordo nas negociações com a UE. Enquanto isso, os Liberais Democratas, que querem manter uma ligação próxima com a UE e preferem realizar um segundo referendo, estão tentando conseguir apoio entre os 48 por cento dos eleitores que queriam continuar no bloco.

Pesquisas apontam que May deverá conseguir uma vitória esmagadora, com até 50 por cento dos votos.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.