BYD e Tesla disputam o mercado global, com margens em jogo

O especialista em mercado da Bloomberg, Grant Gordon, Andrew Kaminski e Rowan Daiksel contribuíram para este artigo. Exibido antes no Terminal Bloomberg.

Contexto

Após desbancar a Tesla Inc. como a maior fabricante de veículos elétricos do mundo, o próximo grande desafio para a BYD Co. da China será expandir sua presença no exterior.

O lucro da BYD mais do que quintuplicou no ano passado após vender um número recorde de veículos elétricos. No entanto, as ações da BYD estagnaram nos últimos três meses, apesar do aumento nas vendas e nos lucros. Com a Tesla reduzindo os preços para se inserir no mercado de massa, aumentam as preocupações com a lucratividade da BYD. Analistas esperam uma moderação na margem bruta e no crescimento das vendas à medida que a fabricante de veículos elétricos atinge novos mercados.

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O problema

A recente venda de ações da BYD pela Berkshire Hathaway Inc. destaca os desafios crescentes no mercado chinês de veículos elétricos.

“O aumento das vendas da BYD pode ocorrer em detrimento de preços mais baixos dos veículos. Investidores estão preocupados com os lucros”, disse Steve Man, analista da Bloomberg Intelligence, e acrescenta que não prevê grandes reduções de preço por parte da BYD.

A Tesla tem sido agressiva na redução de preços, embora grandes descontos tenham afetado a lucratividade, levando a aumentos de preço nos veículos Model S e X nos EUA. Enquanto isso, a BYD recentemente lançou um hatchback elétrico de US$ 11.450 no mercado de veículos de entrada já bastante competitivo na China.

Espera-se que o crescimento anual de vendas na BYD e na Tesla diminua até cair abaixo de 20% em 2025. Isto se deve, em parte, a um mercado em amadurecimento, ao aumento dos custos de empréstimos e ao crescente número de fabricantes de automóveis tradicionais entrando no mercado de veículos elétricos.

Os investidores da BYD desejam garantir um crescimento e expansão contínuos, mesmo após a saturação do mercado interno. A Bloomberg Intelligence afirmou que os gastos com pesquisa e desenvolvimento (P&D) e marketing podem aumentar devido à competição acirrada e à expansão global de vendas da BYD.

A BYD está prestes a construir sua primeira fábrica de veículos de passageiros no exterior, na Tailândia, e considera outras oportunidades de fabricação nas Filipinas, Vietnã e Indonésia. No entanto, a BYD teve um início mais lento em termos de exportações em comparação com seus concorrentes, com a Hyundai Motor Securities Co. registrando exportações correspondentes a 7,4% das vendas totais durante janeiro e fevereiro de 2023. Em contraste, a Tesla realizou cerca de metade das vendas totais no exterior em 2022, enquanto a Hyundai Motor exportou aproximadamente 65%.

O Brasil, a França, a Itália e outros cinco países, incluindo os Estados Unidos, possuem instalações da BYD, e seus fornecedores também estão, em sua maioria, domiciliados na China. Embora a expansão global da BYD esteja se tornando uma parte importante de sua rivalidade com a Tesla, a empresa parece estagnada no território de origem de seu concorrente devido às tensões nas relações sino-americanas.

Monitoramento

Utilize as ferramentas KPIC, DS e SPLC da Bloomberg para analisar a indústria automobilística. Execute NSUB FFMSTORY para assinar notícias com foco nos recursos de funções. KPIC permite a comparação entre peers para fabricantes de veículos elétricos. Execute DS para acompanhar as discussões sobre os planos da BYD no exterior (em transcrições). Execute 1211 HK Equity SPLC para conferir as instalações da BYD.

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