Candidata presidencial líder nas pesquisas deve ser barrada pela corte eleitoral

Por John Quigley.

Keiko Fujimori, a principal candidata na corrida presidencial do Peru, está em perigo de ser barrado pelo corpo eleitoral do país por lançar candidatura antes do período estabelecidos de três semanas antes da primeira rodada de votação.

As investigações são sobre se ela violou as regras, comprando votos do país buscando a exclusão de seus dois maiores rivais – Julio Guzman e Cesar Acuna. Ela nega as alegações de que seu partido tenha entregado prêmios em dinheiro em um evento em Lima no mês passado.

A filha do ex-presidente preso Alberto Fujimori teve pelo menos 30 por cento de apoio dos eleitores nas pesquisas durante os últimos dois anos e sua exclusão jogaria a votação aberta dia 10 de abril. “Estamos a menos de três semanas da eleição e ainda não sabemos quem são os candidatos finais”, disse Carlos Rojas, sócio-gerente da Andino Asset Management. “Claramente, isto não é parte do que nós pensamos que um processo democrático, onde você está encurralado para votar em alguém que você não quer como sua primeira escolha.”
 

10

 
Ainda assim, há pouco risco de que quem ganhe a eleição vai relaxar as políticas que estabeleceram no Peru, a economia latino-americana que cresceu mais rápido na última década, disse Sean Newman, um gerente de dinheiro na Invesco Advisers.

“Nos dois últimos ciclos eleitorais a força institucional do Peru foi testada e o resultado foi positivo”, disse Newman por telefone a partir de Atlanta. “Ao contrário das duas últimas eleições, não estamos vendo os mercados completamente nervosos sobre o resultado.”

A moeda do Peru caiu em 21 de março depois que o conselho eleitoral disse que Fujimori poderia ser desqualificada. A moeda caiu 0,9 por cento em relação ao dólar EUA, maior queda entre as 31 principais moedas globais monitoradas pela Bloomberg.

Ainda assim, os mercados têm uma visão positiva sobre a economia do Peru. Os investidores preferem segurar títulos no exterior do Peru, em vez de títulos do Tesouro dos EUA, que diminuíram 24 pontos base para 216 pontos-base este ano, em comparação com 23 pontos base para os mercados emergentes, de acordo com índices do JPMorgan.

A Bolsa de Valores de Lima aumentou 23 por cento este ano, o maior avanço entre os 93 índices primários globais depois do Brasil. Fujimori pode apelar para o quadro eleitoral nacional, que tem a palavra final sobre o assunto. As pesquisas indicam que Fujimori disputaria em 5 de junho com Pedro Pablo Kuczynski, que comanda 15 por cento dos votos, de acordo com uma pesquisa realizada entre 15 e 17 de março.

O tribunal eleitoral também recebeu pedidos para desqualificar Kuczynski por supostamente oferecer cervejas para os eleitores em um evento. Ele negou as acusações. A economia do Peru, prejudicada pela queda de commodities, está preparada para receber um grande impulso a partir de gastos em infraestrutura pública de quem toma posse dia 28 de julho. Como esse investimento será financiado vai depender de quem ganha.

Fujimori planeja tocar US$ 9 bilhões de fundos de contingência do governo para aumentar os gastos com infraestrutura. Kuczynski propõe o aumento da dívida para estimular o projeto do gasoduto de US$ 70 bilhões em novos projetos existentes. O investimento privado está em queda há oito trimestres consecutivos. Apenas um estímulo fiscal ambicioso vai arrancar com uma demanda interna de recuperação, disse Elmer Cuba, sócio da Macroconsult, empresa de pesquisa localizada em Lima.

O baixo nível da dívida pública do Peru e a poupança fiscal significa que o novo governo está bem posicionado para fazê-lo, disse Cuba. “Nunca na história do Peru o governo teve uma postura fiscal tão poderosa quanto o que tem hoje”, disse Cuba. “Fechando a lacuna de crescimento é o mínimo que o novo governo deve fazer em seu primeiro ano.”

Fujimori diz que o fundo de contingência, construído com a receita que o Peru guardou durante o boom das commodities, vai ajudar a reverter uma contração do investimento público decorrente da subutilização pelos governos locais numa altura em que o estímulo fiscal é mais necessário.

Fujimori também propõe reformar a legislação tributária e trabalhista do Peru, incluindo impostos mais leves para micro e pequenas empresas e incentivos para os exportadores. Kuczynski, um ex-presidente do First Boston Internacional na década de 1980, foi ministro das Finanças durante o 2001-2006 no governo de Alejandro Toledo. Kuczynski, que terminou em terceiro lugar na eleição de 2011, propõe a execução de um déficit estrutural de até 3 por cento do produto interno bruto até 2019 – a lei atual permite o déficit de 1 por cento.

Agende uma demo.