Por Gerald Porter Jr. e Brian Eckhouse.
Veículos elétricos e energia solar tendem a ser agrupados como parceiros na iniciativa de combate à mudança climática com a eliminação de combustíveis fósseis. Agora, essas duas alternativas disputam componentes de alta tecnologia que estão em falta no mercado.
As peças, transistores elétricos, são fundamentais tanto para carros elétricos quanto para painéis solares na conversão de energia da corrente contínua em alternada para uso em lâmpadas, eletrodomésticos e, sim, carros. Com o aumento da produção de veículos elétricos, as fabricantes de componentes solares estão sendo forçadas a esperar quase um ano pelas peças.
“Surpreendeu muita gente”, disse Brad Meikle, analista de energia solar da Williams Trading. Ele estima que os tempos de espera aumentaram de 8 semanas para mais de 50 semanas.
Uma das empresas mais afetadas foi a Enphase Energy, fabricante de inversores solares, que na terça-feira culpou a escassez de peças pela redução da receita no primeiro trimestre e margens menores. Uma de suas principais concorrentes, a SolarEdge Technologies, disse que também enfrenta falta de componentes.
Parte do problema é que os fabricantes de componentes, que também são usados em produtos eletrônicos de consumo, estavam relutantes em aumentar a capacidade, disse Jeffrey Osborne, analista da Cowen & Co. Mas, como as empresas agora estão fazendo encomendas com 18 a 24 meses de antecedência, fabricantes de transistores têm aumentado a produção. Isso ajudou a reduzir o tempo de espera para cerca de 45 semanas, disse Meikle.
Além disso, as empresas têm fechado encomendas de longo prazo. A Enphase, por exemplo, assinou um acordo de vários anos com um dos principais fabricantes de componentes, a Infineon Technologies. Outros fabricantes incluem a Vishay Intertechnology.
“O problema ficou bem para trás agora”, disse Osborne.