Carry trade nos mercados emergentes ressurge sendo impulsionado pela menor volatilidade

Pano de fundo

As operações de carry trade nos mercados emergentes têm apresentado retornos elevados ultimamente, devido à menor volatilidade nos mercados de câmbio e condições favoráveis em relação ao dólar americano. As taxas de juros permaneceram altas nas principais economias em desenvolvimento, permitindo maiores ganhos com o carry trade.

A estratégia de pegar dólares americanos e ienes emprestados para comprar reais, pesos mexicanos e florins húngaros superou a alta do S&P 500 no acumulado do ano, com a queda da volatilidade alimentando as expectativas de ganhos adicionais.

Quer otimizar a sua tesouraria?
Fale com um especialista

O que está em jogo

O índice J.P. Morgan Global FX Volatility, que mede a volatilidade implícita de três meses, recentemente diminuiu para 8,86%, a primeira vez em que o índice ficou abaixo de 9% desde a invasão da Rússia na Ucrânia em 2022.

“Esse é um sinal de que as taxas de juros alcançaram ou estão convergindo para o seu máximo”, disse Simon Harvey, chefe de análise de FX da Monex Europe Ltd. “Com altos níveis nominais e em um cenário de esfriamento da inflação, a probabilidade de aumentos nas taxas maiores do que o esperado ou de uma reavaliação para cima nas taxas máximas é consideravelmente menor. E essa volatilidade mais baixa das taxas está impactando os mercados de câmbio”.

Enquanto isso, uma estratégia de comprar contratos de florim húngaro de um mês e vender dólares rendeu 17,5% no acumulado do ano, excluindo as despesas de negociação. Esse foi um dos maiores retornos das estratégias líquidas comuns. Abordagens semelhantes usando o peso mexicano e o real brasileiro produziram retornos de 17,2% e 14,3% no acumulado do ano, respectivamente.

O peso mexicano atingiu seu nível mais alto desde 2017, tendo a estabilidade econômica dos EUA, as remessas e o nearshoring como fatores contribuintes. Na América Latina, os países aumentaram as taxas de juros antes do Federal Reserve dos EUA e podem em breve assumir a liderança nos cortes de taxas, escreveu John Authers, da Bloomberg Opinion.

Rastreamento

Utilize as ferramentas IN e FXFA da Bloomberg para acompanhar o desempenho dos pares de moedas e calcular os custos implícitos. Execute FXSW para testar estratégias multi-moeda personalizadas.

Para mais informações sobre esta ou outra funcionalidade do Bloomberg Professional Service, clique aqui para solicitar uma demonstração com um representante de vendas da Bloomberg. Clientes existentes podem pressionar  <HELP HELP> no teclado Bloomberg.

Agende uma demo.