ChatGPT é muito popular com a geração Z, mas eles não estão dispostos a pagar por isso

Análise realizada por Mandeep Singh, analista senior de setor da Bloomberg Intelligence e analista associado da Bloomberg Intelligence. Exibida antes no Terminal Bloomberg.

Consumidores entre 16 e 34 anos afirmam que os resultados do ChatGPT são melhores do que a busca do Google, o que sugere que a adoção da ferramenta está pronta para expandir, de acordo com uma pesquisa da Bloomberg Intelligence. No entanto, a grande maioria não está disposta a pagar mais de US$ 10 por mês por uma assinatura.

Público mais jovem entusiasta de tecnologia

O uso de ferramentas de inteligência artificial generativa é mais comum entre pessoas de 16 a 34 anos em comparação com grupos etários mais avançados. A categoria com maior adoção até agora é a de estudos, seguida por interfaces conversacionais, sugerindo que o grupo etário mais jovem pode ajudar a impulsionar uma mudança permanente na forma como ferramentas de pesquisa são utilizadas online. A geração de texto e imagens é outro uso popular que provavelmente ajudará a impulsionar os investimentos em torno do uso de assistentes digitais personalizados.

Embora as porcentagens tenham sido mais baixas para pesquisas relacionadas ao trabalho e programação computacional, acreditamos que isso provavelmente se deve à menor adoção de inteligência artificial generativa entre usuários com 35 anos ou mais.

Qualidade da busca com IA generativa vs. Google

Embora 80% dos 650 participantes da pesquisa sobre IA generativa da BI ainda prefiram o Google para buscas em diferentes dispositivos, incluindo aparelhos móveis e computadores, cerca de 54% dos entrevistados acreditam que a qualidade dos resultados do ChatGPT é melhor do que a do Google. Isso pode ser parcialmente devido à natureza conversacional e ao resumo em forma de parágrafo na própria página do ChatGPT, o que não requer que o usuário clique em links. Acreditamos que isso também sugere a melhoria na qualidade das respostas impulsionada pelo aprendizado profundo e pelo aumento do contexto personalizado para aprimorar os resultados da pesquisa.

Baixa conversão de usuários freemium para usuários pagantes

Aproximadamente 93% dos participantes da pesquisa da Bloomberg Intelligence não estão dispostos a pagar mais de US$ 10 por mês por uma assinatura de inteligência artificial generativa, sugerindo que um preço mais baixo com um modelo baseado em anúncios poderia ajudar a impulsionar a adoção. Embora uma versão freemium do ChatGPT tenha ajudado a alcançar 100 milhões de usuários ativos mensais mais rapidamente do que qualquer aplicativo de consumo, a conversão para assinantes pagos permanece na casa de um dígito.

O Bard, da Alphabet, é grátis, uma vez que a empresa enfrenta riscos competitivos do ChatGPT, que fez parceria com o Bing, da Microsoft, para fortalecer a adoção.

Anúncios patrocinados ainda são a melhor forma de monetização

Apenas 13% dos entrevistados na pesquisa estão dispostos a pagar por uma assinatura separada para usar as ferramentas de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT. Isto mostra que um modelo financiado por anúncios pode continuar sendo a principal forma de monetização para buscas online e outras novas ferramentas que utilizam capacidades de aprendizado profundo e inteligência artificial generativa. Apenas 1% dos entrevistados estão dispostos a pagar US$ 20 por mês por uma assinatura para o ChatGPT, enquanto cerca de 12% estariam dispostos a pagar entre US$ 6 e US$ 10, o que sugere que um preço mais baixo poderia impulsionar a adoção em 10 vezes.

Embora esperemos que o volume de buscas possa ser pressionado no curto prazo, o botão de rastreamento que o Google exibiu em seu evento I/O 2023 é provavelmente a forma pela qual o ChatGPT e outros modelos de negócios baseados em busca poderão apresentar anúncios patrocinados e links clicáveis.

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