China: Ações de tecnologia saltam, avaliações baratas atraem compradores

Artigo escrito por Jeanny Yu e Abhishek Vishnoi. Exibido antes no Terminal Bloomberg.

Um indicador das ações de tecnologia da China registrou o maior aumento em três meses, pois os investidores aproveitaram as avaliações atrativas no setor em dificuldade e a perspectiva de condições de política monetária mais flexíveis.

O índice Hang Seng Tech subiu 5% na quarta-feira, fechando em seu nível mais alto em um mês, com quase todos seus componentes avançando, exceto dois. O movimento, que acompanhou um rali durante a noite entre os peers chineses negociados nos EUA, foi liderado pela JD.com Inc. e pela Meituan, que avançaram pelo menos 9% cada. O índice de benchmark Hang Seng adicionou 2,8%.

A entrada dos “caçadores de pechinchas” após a grande liquidação foi seguida pela efetivação de algumas posições vendidas (short position), disse Jian Shi Cortesi, gerente de portfólio da GAM Investment Management em Zurique. “Ao mesmo tempo, as perspectivas sobre a política da China se deslocaram para uma expectativa de maior apoio”.

Os ganhos no indicador de tecnologia vieram quando grandes corretoras e gestoras de ativos, incluindo o Goldman Sachs Group Inc. e a Fidelity International, anunciaram oportunidades em ações chinesas este ano. Isto é apoiado pelas opiniões de que a repressão regulatória de Pequim atingiu seu auge e que o mercado acionário está em baixa, enquanto se espera que a política monetária da China apresente maior flexibilidade em nítido contraste com o Federal Reserve.

Com os ganhos de quarta-feira, o índice Hang Seng Tech recuperou mais de 10% em relação ao seu fundo na semana passada, mas ainda caiu cerca de 40% em relação ao pico de fevereiro de 2021. Enquanto isso, JD.com e Alibaba Group Holding Ltd. subiram mais de 20% de suas baixas recentes.

“Até o momento, não houve grandes e novas medidas de repressão anunciadas pelos reguladores chineses, o que aumentou a confiança de alguns investidores de que talvez seja hora de comprar”, disse Steven Leung, diretor executivo da UOB Kay Hian Hong Kong Ltd.

Ainda assim, compras em tais cenários se tornaram uma tarefa difícil em um mercado que foi abalado pela ampla repressão de Pequim à iniciativa privada.

Guia para abrir sua gestora de fundos de investimentos
Acesse o relatório

No quarto trimestre, um grupo de gestores e corretores de ativos aumentou a expectativa positiva em relação às ações chinesas, incluindo Goldman, UBS Group AG e BlackRock Inc., que citaram uma avaliação atrativa. No entanto, isto pode ter ocorrido cedo demais, com os principais índices de ações da China registrando perdas no trimestre.

Alguns investidores de opções apostaram na recuperação do índice Hang Seng Tech, embora o número de negociações vinculadas ao indicador ainda sejam pequenas. Quatro das cinco principais opções mais ativas no indicador eram contratos de alta na quarta-feira, inclusive um que se beneficiará se o índice subir mais 3,4%, para 6.100, até 28 de janeiro.

A relação preço/lucro a termo do índice atingiu uma baixa recorde em relação ao índice Nasdaq 100 e ao índice ChiNext no final de dezembro.
As ações de tecnologia na região Ásia-Pacífico também se recuperaram na quarta-feira, após as garantias do presidente do Fed, Jerome Powell, de que o banco central enfrentará a inflação para estender a expansão econômica.

O índice ChiNext, indicador sensível à tecnologia e à liquidez da China, subiu pela primeira vez este ano. Estes ganhos são apoiados pelas crescentes expectativas de um corte nas taxas de juros pelo Banco Popular da China, o que aumentaria a liquidez do mercado em um momento em que os bancos centrais mundiais, incluindo o Fed, estão se preparando para retirar as medidas de estímulo da era da pandemia.

“Neste momento, se eu estivesse com pouco capital, seria muito cuidadoso”, disse Cortesi, da GAM.

Agende uma demo.