Choque de commodities pode puxar América Latina de volta aos braços do FMI

Por Andrew Mayeda e David Biller, com a colaboração de Nathan Gill, Nathan Crooks e Noris Soto.

Após a crise da dívida da década de 1980, buscar ajuda do FMI para os países da América Latina era pouco atrativo. A queda nos preços das commodities pode deixá-los sem escolha.

Uma vez favorecidos pelos investidores para as suas economias de bens primários, os países como o Brasil e a Argentina estão sofrendo quedas no custo de tudo a partir de petróleo, minério de ferro e soja, juntamente com a demanda de enfraquecimento da China e um fortalecimento do dólar. A produção regional está prevista para encolher pelo segundo ano consecutivo, a primeira vez que isso acontece desde a crise de três décadas atrás, segundo o FMI.

A queda está aumentando a perspectiva de que alguns países poderão ter de recorrer à ajuda do fundo com sede em Washington, cujas receitas políticas são acusadas por alguns de “década perdida” que se seguiu à crise. Na semana passada, o FMI revelou que o Suriname se aproximou do fundo para discutir o apoio financeiro.

“É possível que nos próximos anos você pode ver alguns dos outros países latino-americanos baterem à porta do FMI”, disse Alberto Ramos, economista-chefe para a região do Goldman Sachs. A Venezuela e o Equador, ambos os quais têm visto as reservas em moeda estrangeiras diminuírem em meio ao colapso do petróleo, são possíveis candidatos, disse Ramos.

O Brasil, maior economia da região, pode também, eventualmente, precisar ir ao FMI, disse Ernesto Talvi, ex-economista-chefe do Banco Central do Uruguai.

Os governos do Brasil, Equador e Venezuela não responderam aos pedidos de comentário. O ministro de comércio exterior e investimento da Venezuela, Jesus Faria, disse que uma solicitação ao FMI está “totalmente descartada”, segundo comentários publicados em um jornal local.

O FMI já está começando a responder ao colapso do petróleo em outros lugares: funcionários chegaram no Azerbaijão, no mês passado, para acordos em fornecer uma possível ajuda financeira. Não houve conversas com o Brasil, o Equador ou a Venezuela sobre apoio financeiro do FMI, disse o porta-voz do fundo Raphael Anspach.

 

graf10

 
Um aumento da presença do FMI na América Latina seria controverso. Durante os anos 1980, o fundo entrou em cena para ajudar os países, incluindo o México e o Brasil, a pagar as grandes dívidas que tinham acumulado com bancos estrangeiros. Mas as políticas recomendadas pelo credor, incluindo cortes no orçamento e desregulamentação, não conseguiram evitar recessões profundas na maioria dos lugares.

“O FMI é um muito mais flexível e uma instituição muito mais útil hoje, mas, infelizmente, o estigma do passado é muito presente, e os países que seriam bem aconselhados a usar o fundo, como o Brasil, provavelmente não estão fazendo isso,” disse Talvi, diretor do programa de Brookings-CERES América Latina.

A Venezuela está em risco porque 95 por cento dos seus lucros em moeda estrangeira vem de exportações de petróleo. O FMI prevê que a economia do país vai contrair 8 por cento este ano, após a redução de 10 por cento em 2015. A inflação deverá saltar a 720 por cento, seguindo alta de 2015 de 275 por cento, de acordo com o fundo.

O Brasil é a única economia cujo default seria considerado um evento de “sistêmico”, que poderia se espalhar para outros países, disse Talvi. “O Brasil está preso nesta rua sem saída mas, eventualmente, algo vai acontecer”, disse Talvi. “Você precisa resolver o problema de credibilidade para ser capaz de pegar empréstimos a taxas razoáveis enquanto você faz um reparo fiscal e reformas estruturais, e eu não acho que é possível fazer isso no meio de uma crise política sem o apoio da comunidade internacional através do FMI”.

O Equador deve pedir ao FMI para ajudar a reestruturar sua dívida e recuperar o acesso aos mercados de crédito globais, disse o ex-vice-presidente Alberto Dahik em uma entrevista. No entanto, o presidente Rafael Correa, um revolucionário socialista auto-descrito, não deve pedir ajuda por razões ideológicas, disse ele. O país tem contado com empréstimos da China para ajudar a sustentar os gastos públicos desde que o governo optou em cerca de US$ 3,2 bilhões em sua dívida externa em 2008 e 2009. A China atrasou empréstimos prometidos em 2015, forçando o país andino a olhar mais longe para financiar o seu orçamento. “Se você precisa de sangue, você tem que ir ao banco de sangue”, disse Dahik.

 

Agende uma demo.