Cinco assuntos quentes para o Brasil hoje: 4 de abril

Por Patricia Lara com a colaboração de Josue Leonel.

Dia em que o STF pode definir futuro do ex-presidente Lula começa com nervosismo no exterior. A tensão está estampada na queda que chega a 2% no futuro do Dow Jones após China responder a medidas dos EUA com inclusão de soja e aeronaves entre os produtos norte-americanos que sofrerão tarifas. No Brasil, apreensão não é menor sobre o julgamento do HC de Lula. Na véspera, protestos a favor da prisão do petista predominaram, mas noticiário aponta chances maiores de STF livrar Lula, embora prisão domiciliar não seja descartada. Congresso derruba vetos e gera apreensão fiscal. EUA divulgam vários indicadores. Veja destaques para hoje:

STF pode definir futuro de Lula

STF retoma julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula, interrompido pelos ministros em 22/março. Sessão está marcada para começar às 14:00. Apesar da pressão, percepção majoritária no STF nesta terça era de que a corte pode favorecer Lula, com possibilidade de a corte mudar a atual jurisprudência, segundo Valor. Painel da Folha também informa que decisão é jogo jogado a favor de Lula. Estado fala em solução intermediária, que é expectativa do Planalto, com prisão domiciliar, o que barraria candidatura. O mesmo jornal cita que julgamento pode durar mais de um dia. Acompanhe nesta quarta-feira a cobertura da sessão do STF no formato blog pelo TLIV.

Cobertura completa do julgamento de habeas corpus preventivo do ex-presidente Lula

Hoje!

Acompanhe em tempo real a cobertura completa do julgamento de habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva através da função TLIV no seu Terminal Bloomberg

Para criar um alerta para todos os TLIV em português clique aqui. Escolha ‘Exibir e editar’, clique em ‘Definir envio de alerta’ e selecione ‘Exibir uma janela pop up’, ‘Envie-me uma MSG’ ou qualquer outro alerta de sua preferência.

China coloca soja em retaliação

China disse que taxará em 25% importações de de 106 produtos dos EUA incluindo soja, carros, químicos e aviões, em resposta às tarifas impostas pelo governo Trump sobre seus produtos de tecnologia. Mercados reagem com nervosismo e Dow Jones futuro tomba 2%. Bolsas europeias recuam e até mesmo a Airbus cai mesmo com medida chinesa colocando Boeing em desvantagem. Peso mexicano, rand sul-africano caem ante dólar, enquanto iene absorve fluxo em busca de segurança e se aprecia ante moeda norte-americana. Yields dos treasuries caem e petróleo cede abaixo de US$ 63.

Manifestações incluem posição do Exército

General Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército brasileiro, se manifestou pelo Twitter nesta terça-feira afirmando que o Exército repudia a impunidade e está “atento às suas missões institucionais”. O alerta ocorre em dia em que Brasília amanhece preparada para manifestações a favor e contra a prisão de Lula. Na véspera, protestos a favor da prisão do petista predominaram, diz o Globo. Atos pró-Lula podem ser mais radicais caso HC seja negado, diz integrante do MST. Em editoriais, O Globo diz que um decisão que beneficie Lula será retrocesso antirrepublicano e o “mais certeiro golpe” na Lava-Jato. O Estado vê STF diante do desafio de recuperar a dignidade, enquanto a Folha diz que o melhor é STF não rever uma decisão tão recente.

Dados antecedem payroll

EUA divulgam lista pesada de dados, que incluem relatório ADP sobre emprego em março, com estimativa de 210.000 postos criados. Dado antecede payroll, previsto para sexta-feira. Markit PMI Composto, pedidos às fábricas e de bens duráveis também estão na lista, assim como dados de estoques de petróleo. Agenda doméstica não traz destaques em indicadores, mas Câmara pode votar Projeto de Lei Complementar, do Senado, que torna compulsória a participação dos consumidores no cadastro positivo.

Vetos derrubados tem ônus fiscal

Congresso derrubou vetos a parcelamento de dívidas de micro e pequenas empresas e reverteu outras 2 decisões. Segundo o Globo, presidente Michel Temer fez nesta terça-feira um agrado ao setor produtivo e endossou a derrubada do próprio veto ao Refis das micro e pequenas empresas (MPEs). O Funrural terá um impacto de R$ 10 bilhões para as contas públicas nesse ano, o que deixou preocupada a equipe econômica.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.