Cinco maneiras de alinhar RI e comunicação

No universo de relações com investidores, está cada vez mais forte a percepção de sinergia natural entre as funções de RI e comunicação corporativa, no entendimento que o trabalho em conjunto desses departamentos pode maximizar o potencial de narrar mensagens externas e garantir a consistência dessas mensagens.

Kate Ferry, diretora de RI, RP e assuntos corporativos da Dixons Carphone, tem avançado esta abordagem inclusiva nos últimos dois anos. Ela compartilhou suas experiências e dicas sobre como integrar atividades de comunicação.

Comuniquem-se eficazmente entre si: “Temos um diálogo interno muito forte e constante”, disse Ferry. “Usamos uma grade de comunicação para mapear todas as atividades e temos relacionamentos muitos fortes de negócios em toda a empresa. Avaliamos cuidadosamente cada produto e mensagem de acordo com seu público. Por exemplo, se é uma história que tende a impactar o preço da ação, a equipe de RI assume a liderança, mas se é uma história de negócios interessante, então a equipe de comunicação corporativa tem precedente. É crucial que ninguém sinta que precisa ser ‘dono’ de algo. A questão é decidir quem vai liderar, sabendo que todos vão dar apoio.”

Administrem o ciclo de notícias de 24 horas: “É dado que notícia e comunicação estão sempre na agenda, 24 horas por dia, 365 dias por ano”, observa Ferry. “Operamos uma política de trabalho inteligente que adota uma abordagem de trabalho flexível que olha para frente e isso significa que a equipe pode trabalhar remotamente e agendar seus horários. A vantagem é que podemos responder à agenda do noticiário sem empregar uma equipe enorme e contemplar algo como plantões noturnos, porque a realidade é sempre tem alguém trabalhando.”

Abracem tendências novas e atuais: “O Twitter com certeza não é mais de ponta, mas me surpreende que tão poucos líderes o utilizem”, disse Ferry. “Eu diria que apenas seis ou sete CEOs das componentes do FTSE 100 são ativos no Twitter, ainda que dois terços dos jornalistas de negócios o utilizem como canal de notícias e comunicação. Estamos muito à frente da manada em se tratando de um CEO ativo no Twitter, que tem conteúdo frequentemente aproveitado em coberturas jornalísticas.”

Exercitem cautela nas mídias sociais: “Mídias sociais são excelentes para amplificar nossas principais mensagens no dia de divulgação de resultados e para comunicar histórias positivas, como marcos da empresa, sucessos em responsabilidade social e premiações”, disse Ferry. “Mas as companhias precisam ser cuidadosas em se tratando de criticar a concorrência, se gabar de conquistas e envolvimento político. É realmente crucial que todos os departamentos monitorem canais de mídias sociais para garantir que nada seja tirado de contexto ou comunicado erroneamente porque é praticamente impossível reverter isso.”

Tenham a mente aberta para integração adicional: “A parceria entre RI e comunicação corporativa é ideal, mas existe ainda mais potencial para as empresas integrarem suas equipes para lograrem sucesso”, sugeriu Ferry. “Vale considerar as vantagens de equipes como responsabilidade social/governança socioambiental, assuntos corporativos, comunicação interna e assuntos públicos se sentarem à mesa e trabalharem juntamente com RI e RP.”

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