Colapso das commodities deve continuar de acordo com Goldman Sachs e Citi

Por Luzi-ann Javier.

Mesmo com as commodities enfrentando a pior recessão em uma geração, Goldman Sachs, Morgan Stanley e Citi avisam que os preços podem continuar baixos por anos. O petróleo bruto e cobre provavelmente não irão se recuperar por causa do excesso de suprimentos, Goldman e Morgan Stanley prevê que moedas mais fracas em países produtores incentivará robustas saída das matérias-primas vendidas em dólares, mesmo durante mercado baixista. Citigroup diz que a economia lenta do mundo torna “difícil argumentar” que a maioria dos preços alcançaram o fundo.

O Índice de Commodities Bloomberg no dia 30 de setembro apontou a maior perda trimestral desde a recessão em 2008. A economia da China, o maior consumidor de grãos, energia e metais, cresce em no ritmo mais lento das últimas duas décadas, assim como os produtores lutam para reduzir excedentes.
 

graf09_A

 
“Seria preciso uma alma corajosa para entrar na água com os dois pés em commodities”, disse Brian Barish, que ajuda a supervisionar cerca de $12,5 bilhões na Cambiar Investors LLC, com sede em Denver. “Há muito mais capacidade chegando do que a demanda é capaz de absorver. E a única maneira que você corrigir o problema é basicamente cortando a capacidade, e você faz isso deixando os produtores de commodities com fome de capital”.

O Índice de Commodities Bloomberg, uma medida de retornos para 22 componentes, aponta para um quinto prejuízo anual contínuo, o maior escorrega desde que os dados começaram em 1991. É uma inversão do que ocorreu na década anterior, quando o crescimento na Ásia alimentou uma onda sincronizada em preços.

Os agricultores, mineiros e perfuradores de petróleo expandiram sua oferta, incentivados pelos preços que estavam em níveis recordes em 2008. Agora que a produção está chegando ao mercado o mundo convive com um crescimento global em desaceleração.

Investimento demasiado em novos fornecimentos na última década e condições favoráveis ao crescimento relativo às culturas causaram saturação, afirmam analistas do Citi, liderados por Ed Morse, chefe mundial de pesquisa de commodities, em um relatório de 11 de setembro. O banco é baixista no petróleo bruto, alumínio, platina, minério de ferro, cacau e trigo na próximos três a seis meses.

Produtora de minério de ferro brasileira Vale está entre as empresas que estão agora aumentando sua produção depois de anos de investimentos. A produção do segundo trimestre foi um recorde para o período, e o segundo mais alto na história da empresa. Resultados do terceiro trimestre será lançado em 22 de outubro.
 

graf09_B
Agende uma demo.