Por Luzi-ann Javier.
Mesmo com as commodities enfrentando a pior recessão em uma geração, Goldman Sachs, Morgan Stanley e Citi avisam que os preços podem continuar baixos por anos. O petróleo bruto e cobre provavelmente não irão se recuperar por causa do excesso de suprimentos, Goldman e Morgan Stanley prevê que moedas mais fracas em países produtores incentivará robustas saída das matérias-primas vendidas em dólares, mesmo durante mercado baixista. Citigroup diz que a economia lenta do mundo torna “difícil argumentar” que a maioria dos preços alcançaram o fundo.
O Índice de Commodities Bloomberg no dia 30 de setembro apontou a maior perda trimestral desde a recessão em 2008. A economia da China, o maior consumidor de grãos, energia e metais, cresce em no ritmo mais lento das últimas duas décadas, assim como os produtores lutam para reduzir excedentes.
“Seria preciso uma alma corajosa para entrar na água com os dois pés em commodities”, disse Brian Barish, que ajuda a supervisionar cerca de $12,5 bilhões na Cambiar Investors LLC, com sede em Denver. “Há muito mais capacidade chegando do que a demanda é capaz de absorver. E a única maneira que você corrigir o problema é basicamente cortando a capacidade, e você faz isso deixando os produtores de commodities com fome de capital”.
O Índice de Commodities Bloomberg, uma medida de retornos para 22 componentes, aponta para um quinto prejuízo anual contínuo, o maior escorrega desde que os dados começaram em 1991. É uma inversão do que ocorreu na década anterior, quando o crescimento na Ásia alimentou uma onda sincronizada em preços.
Os agricultores, mineiros e perfuradores de petróleo expandiram sua oferta, incentivados pelos preços que estavam em níveis recordes em 2008. Agora que a produção está chegando ao mercado o mundo convive com um crescimento global em desaceleração.
Investimento demasiado em novos fornecimentos na última década e condições favoráveis ao crescimento relativo às culturas causaram saturação, afirmam analistas do Citi, liderados por Ed Morse, chefe mundial de pesquisa de commodities, em um relatório de 11 de setembro. O banco é baixista no petróleo bruto, alumínio, platina, minério de ferro, cacau e trigo na próximos três a seis meses.
Produtora de minério de ferro brasileira Vale está entre as empresas que estão agora aumentando sua produção depois de anos de investimentos. A produção do segundo trimestre foi um recorde para o período, e o segundo mais alto na história da empresa. Resultados do terceiro trimestre será lançado em 22 de outubro.