Com receita acima do esperado, Facebook agora investe no futuro

Por Sarah Frier.

Enquanto o Facebook continua sua busca por ganhos com publicidade móvel, a empresa também planta as sementes para conseguir outras maneiras de gerar receita — em vídeo, realidade virtual e mensagens instantâneas.

Depois de um desempenho trimestral acima do esperado, com alta de 51 por cento nas vendas, para US$ 8,81 bilhões, a maior empresa de mídia social do mundo mantém os planos de investir agressivamente em contratações e na criação de centros de dados.

Será necessário. Cinco anos depois de sua oferta inicial de ações, o Facebook se prepara para diversificar seus negócios para além da publicidade no feed de notícias, entrando em várias outras áreas, muitas das quais irão exigir que a empresa crie mercados em torno de atividades ainda não comuns. A estratégia pode incluir jogos com aparelhos de realidade virtual, comunicação com bots de negócios no aplicativo Messenger ou o uso da nova aba de vídeos do Facebook para explorar entretenimento de curta duração.

Em sua iniciativa para expandir formatos de vídeo, o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, disse que a companhia terá de buscar parceiros ou pagar conteúdo para preencher a aba de “vídeo” no aplicativo móvel da rede social. Dessa forma, as pessoas visitarão a página para acompanhar seus programas favoritos ou posts de famosos ou amigos.

“É uma intenção bem diferente da maneira como as pessoas vêm ao Facebook hoje”, disse Zuckerberg. O Facebook compartilharia a receita de publicidade com os criadores de conteúdo. É uma das diversas formas pelas quais a empresa está inserindo vídeo em seus produtos. “Vejo o vídeo como uma megatendência do mesmo porte que o celular”, acrescentou.

Publicidade móvel

O Facebook consolidou seu segundo lugar no mercado de publicidade móvel, atrás do Google, controlado pela Alphabet, e divulgou na quarta-feira que o segmento respondeu por 84 por cento da receita no quarto trimestre. Em 2016, a empresa, com sede em Menlo Park, na Califórnia, EUA, começou a vender mais anúncios no Instagram, seu aplicativo de compartilhamento de fotos que agora tem mais de 600 milhões de usuários.

“O Facebook e o Google são os dois elementos fundacionais para toda publicidade digital”, disse Brian Wieser, analista da Pivotal Research Group. “Eles são simplesmente muito grandes em termos de quanto tempo as pessoas passam na plataforma, e nenhuma meta dos anunciantes precisa ser descartada se estiverem usando o Facebook.”

Essa dominância contrasta com a posição do Facebook em realidade virtual, onde a empresa enfrenta uma feroz competição com a HTC Corp., Microsoft Corp., Google e outros.

No serviço de mensagens instantâneas, o Facebook lidera com o Messenger e o WhastApp, com cada aplicativo servindo mais de 1 bilhão de usuários. No entanto, tais serviços ainda não contribuem para a receita. Cerca de 1 bilhão de mensagens são enviadas mensalmente por usuários e empresas pelo Messenger, mas ganhar dinheiro com essas interações ainda está em “estágios muito iniciais”, disse Sheryl Sandberg, diretora operacional do Facebook.

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