Comércio de GNL irá superar 300MMtpa pela primeira vez este ano, motivado pelas importações na Ásia e Europa

A BNEF prevê que a demanda global por GNL crescerá para 305MMtpa em 2018 e 490MMtpa até 2030. A nova capacidade de exportação prevista para entrar em operação em 2018-2020 fornecerá o suficiente até 2025.

As importações globais de gás natural liquefeito (GNL) estabelecerão um novo recorde este ano, com crescimento de 7,2%, de acordo com nova pesquisa publicada hoje. Um aumento adicional na demanda até 2030 será impulsionado por medidas ambientais na China, aumento da geração de energia no sul e sudeste da Ásia e uma redução na produção doméstica de gás na Europa.

Global LNG Outlook 2018, a mais recente previsão da Bloomberg New Energy Finance (BNEF), mostra que a demanda de GNL alcançará 305MMtpa este ano, acima dos 285MMtpa em 2017. Embora isso represente uma forte expansão, será inferior à taxa de 9,6% entre 2016 e 2017.

A BNEF vê uma diminuição na taxa de crescimento da demanda de GNL durante 2019-22, com a demanda se estabilizando na faixa de 314-330MMtpa, antes de uma nova aceleração durante a década de 2020. A partir de 2023, as importações aumentarão a uma taxa de crescimento anual composta de 5% até 2030.

Ashish Sethia, chefe global de análise de GNL, disse: “A taxa de crescimento em 2019-22 diminuirá à medida em que novos gasodutos da Rússia forem entrando em operação e forem conseguindo absorver parte da demanda da China e à medida que mais energia nuclear for entrando em operação no Japão. A utilização média das usinas de exportação em 2021, quando a capacidade de oferta atingir seu pico, provavelmente será de 81%, o que é baixo para os padrões históricos”.

O relatório destaca que a tecnologia de regaseificação e armazenamento flutuante (FSRU, na sigla em inglês) continuará a desencadear a demanda em novos mercados, particularmente no Sul e no sudeste da Ásia. “Em 2022-23, o sul e o sudeste da Ásia se tornarão os principais responsáveis pelas importações mundiais de GNL, adicionando 11,7-13,6MMtpa de demanda”, comentou Maggie Kuang, chefe da análise de LNG da região Ásia-Pacífico e principal autora do relatório.

“Durante 2018-2020, as importações europeias de GNL deverão crescer mais rápido do que o esperado devido a restrições na produção do gigantesco campo de gás de Groningen, na Holanda”, afirmou John Twomey, diretor de análise de gás da Europa. “No longo prazo, a queda na produção de gás holandês e norueguês e a retirada da capacidade de carvão pressionará as importações de GNL para mais de 104 milhões de toneladas até 2030, já que a Europa pretende manter a dependência do gás russo sob controle”, acrescentou.

Do lado da oferta, 30 a 33MMtpa de nova capacidade serão adicionados em todo o mundo durante 2018-20. A capacidade global está prevista para atingir o pico de 396MMtpa em 2021 e fornecerá suprimento suficiente para os mercados até 2025.

Figura 1: Previsão da Demanda Global de GNL

Fonte: Bloomberg New Energy Finance, Poten & Partners, Alfândega. Nota: importações líquidas. South Asia inclui o Paquistão, Bangladesh e Sri Lanka. Southeast Asia inclui Tailândia, Cingapura, Malásia, Indonésia, Filipinas, Vietnã e Mianmar.

O crescimento da demanda na Ásia e a pressão contínua para reduzir o custo do GNL dos EUA provavelmente levarão a novos acordos de vendas e compras para o produto norte-americano. “Cerca de 65MMtpa em projetos de fornecimento, principalmente no Golfo do México, devem chegar à decisão final de investimento entre 2018 e 2020”, disse Anastacia Dialynas, principal analista de GNL das Américas.

Fonte: Bloomberg New Energy Finance, Poten & Partners, Alfândega. Nota: FID significa “decisão final de investimento”.

Apenas 20MMtpa de novos contratos foram assinados em 2017, cerca de 10MMtpa abaixo do ano anterior, refletindo uma expectativa entre os compradores de oferta abundante nos próximos anos. No entanto, esperamos um renascimento das atividades de assinatura de contratos em 2020. O crescimento contínuo da demanda resultará na necessidade de novos contratos crescendo de 13MMtpa em 2022 para 297MMtpa até 2030 (assumindo que a demanda seja totalmente atendida com termos de contrato). Novos contratos também são necessários para sustentar as decisões finais de investimento em novos projetos de fornecimento até 2020, para fornecer capacidade de oferta suficiente no mercado pós-2025.

Um resumo executivo do Global LNG Outlook 2018 da BNEF pode ser baixado através do site.

Sobre a Bloomberg New Energy Finance

A Bloomberg New Energy Finance (BNEF) é uma empresa de pesquisa de indústria focada em ajudar profissionais do setor de energia a gerar oportunidades. Com um time de mais de 200 experts espalhados por todo o mundo, a BNEF oferece análises e insights independentes, permitindo que tomadores de decisão naveguem em uma economia de energia em constante evolução. Alavancando os bancos de dados de energia mais sofisticados do mundo, a BNEF sintetiza dados proprietários em uma narrativa astuta que envolve as implicações financeiras, econômicas e políticas de tecnologias de energia emergentes. A Bloomberg New Energy Finance é impulsionada pela rede global de 19 mil funcionários em 192 localidades da Bloomberg, que reportam 5 mil notícias por dia. Visite https://about.bnef.com/.

Sobre a Bloomberg

A Bloomberg, líder global de informações financeiras e de negócios e notícias, fornece aos tomadores influentes de decisão uma vantagem crítica, conectando-os a uma rede dinâmica de informações, pessoas e ideias. A força da empresa – fornecimento de dados, notícias e análises através de uma tecnologia inovadora, de forma rápida e precisa – é o cerne do Terminal Bloomberg. As soluções corporativas da Bloomberg estão centradas na força do núcleo da empresa: alavancando a tecnologia para permitir que clientes acessem, integrem, distribuam e gerenciem seus dados e informações entre organizações de forma mais eficiente e eficaz.

Agende uma demo.