Commercial Bank International adota Bloomberg MARS para gestão de risco

A Bloomberg anunciou hoje que o Commercial Bank International (CBI), banco líder dos Emirados Árabes Unidos, adotou os módulos do Sistema de Risco Multiativos (MARS) da Bloomberg para Risco de Contraparte, Risco de Mercado e Avaliação.

O CBI adotou anteriormente o MARS Front Office para auxiliar na transição da LIBOR e agora decidiu adotar três módulos adicionais da solução, tornando o MARS o principal sistema de gestão de risco do banco. O módulo MARS de risco de contraparte (XVA) ajudará, nomeadamente, a abordar os requisitos regulatórios existentes, como o SA-CCR, para cálculos de capital de risco de crédito de contraparte. O mesmo módulo fornece análises robustas de exposição de contrapartes para carteiras de derivativos.

O módulo MARS Market Risk integra-se perfeitamente para fornecer uma solução abrangente que apoia a gestão de risco e o fluxo de trabalho de dados, proporcionando escalabilidade e permitindo crescimento dos negócios de tesouraria da CBI com confiança, tanto em termos de volumes de produtos financeiros como de complexidade.

Por fim, a MARS Valuations fornece avaliações confiáveis e completas para carteiras de derivativos, incluindo derivativos de mercado de balcão e produtos estruturados, garantindo a consistência de dados e preços em todo o ciclo de fluxo de trabalho de negociação front-to-back.

“Usar o MARS como nosso principal sistema de risco nos permite agilizar nossos fluxos de trabalho de gestão de risco, implementar rapidamente novas regulamentações financeiras e melhorar nossa eficiência operacional. Ao adotar os módulos MARS adicionais, nos beneficiamos de um conjunto abrangente e integrado de ferramentas, garantindo a consistência e transparência dos dados entre o front e o back office, e nos permite automatizar mais processos. Esses avanços possibilitam uma tomada de decisões com base nos dados e operações eficientes, o que contribui positivamente tanto para os aspectos de gestão de investimentos como de atendimento ao cliente do setor bancário.”, comentou Randa Kreidieh, diretora de Risco do CBI.

“Temos o prazer de continuar a apoiar a CBI na simplificação e digitalização de seus processos de gestão de risco, expandindo a gama de módulos MARS em uma solução integrada do início ao fim”, disse Jose Ribas, chefe global de Produtos de Risco e Preços da Bloomberg. “A capacidade de aproveitar recursos adicionais de risco à medida que as empresas avançam em sua jornada tecnológica é uma característica fundamental de nossa oferta MARS, além de nossa ampla cobertura de classes de ativos, nossa biblioteca de preços que inclui uma variedade de modelos e fluxo de trabalho empresarial automatizado que agiliza o todo o processo de gerenciamento de riscos.”

O Bloomberg MARS é um conjunto de soluções de risco, por meio do Terminal Bloomberg e de APIs, que fornece análises de risco para títulos monetários e derivativos. O MARS permite que traders, gerentes de portfólio e de risco gerenciem risco de front office, risco de mercado, risco de contraparte XVA, risco de crédito, contabilidade de hedge, bem como requisitos de garantias e Modelo de Margem Inicial Padrão (SIMM) – tudo usando uma biblioteca comum de preços e dados, fornecendo consistência de frente para voltar. Para saber mais sobre as soluções de risco multiativos da Bloomberg, visite aqui.

O Bloomberg MARS foi reconhecido em uma série de soluções de gerenciamento de risco e transferência de risco no 2023 Risk Market Technology Awards, incluindo Produto de Risco de Liquidez de Mercado do ano, Preços e Análise: Produtos Estruturados/Ativos Cruzados e Melhor Suporte para Taxas Livres de Risco.

Sobre o Banco Comercial Internacional (CBI)

O CBI é um banco corporativo e de varejo sediado nos Emirados Árabes Unidos, com um negócio bancário islâmico em crescimento. O banco foi constituído em 1991 no Emirado de Ras Al Khaimah e está sediado em Dubai.

As ações da CBI estão listadas na Bolsa de Valores de Abu Dhabi (ADX) e têm classificação BBB+ Stable Outlook da Fitch Ratings. O CBI é regulamentado pelo Banco Central dos Emirados Árabes Unidos e pela Autoridade de Valores Mobiliários e Mercadorias dos Emirados Árabes Unidos (SCA).

O CBI é detido maioritariamente por acionistas dos EAU e os membros do Conselho são maioritariamente cidadãos dos EAU, e oferece um portfólio abrangente de produtos bancários, bem como soluções financeiras personalizadas em bancos corporativos, islâmicos e de varejo, que vão desde empréstimos, serviços comerciais, gestão de caixa e soluções de tesouraria até serviços de contas pessoais e cartões de crédito.

##

Agende uma demo.