Como confrontar a volatilidade a partir do uso de dados em 2022

Stephanie Sparvero, chefe global do serviço de preços avaliados da Bloomberg, BVAL, compartilha tendências e expectativas de preços avaliados para renda fixa em 2022.

Q

Quais tendências estão surgindo que as pessoas ainda podem não saber, mas que serão importantes?

A

Investidores de renda fixa sempre tiveram um apetite voraz por dados, e isso continuará aumentando, por conta de margens cada vez menores e do foco direcionado para a eletronificação. Como resultado, players de renda fixa estão experimentando para encontrar a combinação ideal de talento de investimento e ferramentas escaláveis, a fim de navegar lucrativamente em mercados em transição.

É válido dizer que todos os envolvidos em renda fixa atualmente possuem alguma exposição às estratégias, consumo e ciência de dados. Para gerentes desta esfera, isso significa que devem saber a melhor forma de gerenciar seu pessoal e seus investimentos em tecnologia para aproveitar seus dados ao máximo.

Embora estas possam soar como preocupações puramente operacionais, ao longo de 2020 e 2021, a volatilidade do mercado rapidamente fez da gestão de dados uma preocupação econômica e estratégica. Por exemplo, uma das questões era: ainda é possível negociar ou investir nestes mercados de forma lucrativa? E como podemos incorporar e processar todos os dados que estamos vendo em nossos sistemas atuais para auxiliar na tomada de decisões?

A diferença entre uma empresa que aborda dados e tecnologia como um custo, ao invés de um impulsionador de inovação, deve ser o que distingue os participantes do mercado pelo futuro próximo. À medida que o consumo de dados aumenta, em nosso papel como um fornecedor de preços avaliados, estamos focados em ajudar nossos clientes a analisar e utilizar dados de preços de forma mais eficaz e com possibilidade de crescimento.

Q

Quais foram os principais temas para seus negócios em 2021?

A

BVAL utiliza mais de 100 milhões de dados para fornecer preços avaliados em mais de 2,5 milhões de títulos. Para isso, nos baseamos em quatro temas interconectados: transparência, suporte ao cliente de nível internacional, uma metodologia sofisticada e dados de preços entregues como e quando os clientes desejam.

Para nós, transparência e suporte ao cliente andam lado a lado. O BVAL detalha cada etapa do processo de avaliação e fornece informações sobre as entradas de dados e metodologias algorítmicas usadas, para que nossos clientes possam justificar e entender como as avaliações de preços são derivadas. Nosso objetivo é manter uma combinação de preços justificáveis e de alta qualidade, resposta rápida para quaisquer desafios de preços e relacionamentos duradouros com nossos clientes. Mais importante ainda, consideramos nossos clientes como parceiros no desenvolvimento do produto e aplicamos informações sobre suas necessidades em nosso processo de design, e empregamos seu feedback para melhorar a qualidade continuamente.

Quando se trata de nossa metodologia, combinamos a melhor experiência dos mercados humanos com abordagens computacionais rigorosas. Isso nos ajuda a manter uma abordagem de preços estruturada confiável o suficiente para se mover com o mercado.

Vá além das suas metas e aumente sua rentabilidade
Conheça o Assessor dos Assessores de Investimentos

Q

Quais são suas expectativas para 2022?

A

Quanto às influências do mercado em 2022, ainda devemos enfrentar volatilidade, preocupações com inflação e o potencial de movimentos do banco central para encerrar esse longo período de taxas baixas. Incorporar quaisquer efeitos potenciais destes movimentos será fundamental para o mercado de renda fixa. Nossos clientes podem contar conosco não apenas para estabilidade em um ambiente em constante mudança, mas também para fornecer soluções criativas, não importa o que aconteça. BVAL é consistente e está em constante evolução.

Este artigo foi escrito pela equipe editorial da Traders Magazine e licenciado pela Bloomberg.

Agende uma demo.