Como garantir compliance da mesa de traders em home office

Além de proporcionar benefícios como agilidade e mais tempo livre para outras funções de maior valor, a automação dos fluxos de trabalho de traders também auxilia na segurança e compliance do front office em um ambiente de trabalho remoto.

Apesar de ter sido implementado mais intensamente durante o começo da pandemia de COVID-19, o home office demonstrou que é algo que veio para ficar. Alguns bancos e corretoras pretendem manter equipes atuando com uma modalidade híbrida, com parte dos funcionários em casa e outra, nos escritórios.

Com essa tendência, a adoção de novas ações e medidas de segurança para garantir o compliance da mesa de traders se tornou uma prioridade ainda maior.

A boa notícia é que há diversas soluções para automatizar fluxos de todas as etapas do front office, reduzir riscos operacionais e garantir que os negócios sejam realizados no ambiente doméstico em conformidade com as regulamentações.

Compliance da mesa de traders em tempos de home office

A transferência de traders para o ambiente doméstico traz desafios para os bancos porque as operações de front office precisam ser monitoradas e seguir as regras de compliance adotadas nos escritórios. Para mitigar riscos operacionais, é importante que as instituições financeiras relembrem suas equipes de todos os requisitos das regulamentações que devem ser atendidos no home office.

Além de seus terminais com as mesmas aplicações de acesso aos mercados financeiros, sales e traders dependem de um local preparado para evitar interrupção das transações e perda de dados durante as operações. Nesse contexto, eles utilizam recursos básicos de conectividade de internet com redundância e sistemas VPN (Virtual Private Network), instalados nos computadores para trafegar informações criptografadas.

Outro ponto essencial para a redução deste tipo de risco operacional é a automação dos fluxos da mesa de trading, que elimina erros e aumenta a produtividade e a segurança das operações.

Tecnologias para automatizar operações de trading

É muito importante adotar tecnologias para garantir o bom funcionamento das operações do front office nas três etapas do trading: pré-trading, trading e pós-trading. Um recurso bastante útil para os times são as ferramentas digitais para recebimento das cotações de preços e ordens com segurança por serviços de mensagens instantâneas.

Esse sistema permite um atendimento mais rápido ao cliente e é integrado com uma plataforma de gestão de riscos de conformidade com as regulamentações. Um exemplo é a plataforma VAULT, da Bloomberg, que faz o armazenamento das informações dentro dos requisitos do Programa de Qualificação Operacional (PQO) da BM&FBovespa Supervisão de Mercados (BSM), o qual exige que as mensagens sejam guardadas por cinco anos. O BVAULT também conta com funcionalidade para comunicação pelo WhatsApp corporativo.

A transferência das operações de trading para o home office aumenta também a necessidade da digitalização de processos manuais do trading que geram erros e maior exposição a riscos. Soluções eletrônicas, plataformas de gestão de execução e integração de sistemas fragmentados são grandes aliados e auxiliam no reforço das medidas de compliance em todas as etapas do negócio.

As soluções EMSX e TOMS, da Bloomberg, por exemplo, ajudam a processar a boleta e realizar a zeragem de forma automática, criando regras para garantir compliance e reduzir riscos operacionais nas operações do front office.

O EMSX é uma plataforma de negociação eletrônica neutra multiativos que integra dados do Terminal Bloomberg sobre bolsas e corretoras com suas ordens de negociação. Como sistema de gestão de execução, a solução permite executar ordens em mercados de ações e futuros e opções com mais de 1.300 corretoras em 130 mercados.

Já o TOMS contempla um conjunto de soluções de gestão de ordens de negociação da Bloomberg. Seu objetivo é oferecer a empresas de sell side recursos para a gestão eficiente de estoques, risco, P&L (Profit & Loss Statement), compliance e processamento direto STP (Straight Through Processing). Suas ferramentas de negociação eletrônica e conectividade ajudam a sincronizar o risco e as atividades do front office com funções de middle office e operações em tempo real.

A operação de trading automatizada contribui para acelerar a transformação digital do front office para obter ganhos de produtividade com eficiência operacional e segurança. Para saber mais sobre as soluções da Bloomberg para compliance e automação dos sistemas de trading, clique aqui.

Agende uma demo.