Como manter a sanidade em um mundo de notícias loucas

Por Deena Shanker.

A vida ataca você rapidamente — e, hoje em dia, parece que na velocidade da luz.

Os primeiros 100 dias de qualquer novo governo presidencial provocam muitas ações e reações, mas só neste primeiro mês do governo Trump nos EUA houve uma chuva de decretos, tweets presidenciais e acontecimentos significativos — entre eles, uma ordem relativa à imigração que gerou caos em aeroportos antes de ser bloqueada no tribunal, dezenas de grandes passeatas em protesto, anarquistas nas ruas de Berkeley, uma nomeação à Suprema Corte, o pedido de demissão de um assessor de segurança nacional e, para completar, um teste de míssil da Coreia do Norte.

O público leitor de notícias está aumentando. The New York Times, The Wall Street Journal e The New Yorker são apenas algumas das publicações que reportaram aumentos no número de assinantes depois da eleição. Antes da posse, consumidores de notícias passaram 42 por cento mais tempo na categoria jornal no ano passado que em 2015, e 180 por cento mais na categoria notícias políticas, informa a Comscore. Ao mesmo tempo, “notícias falsas” estão proliferando na direita, enquanto a esquerda entra no páreo com teorias da conspiração contra Trump. Não é surpreendente que muitos americanos afirmem que estão sofrendo mais estresse que o normal, saturados pela saraivada diária.

“Quando nos sentimos ameaçados ou apreensivos, não processamos as informações do mesmo modo”, disse Anthony L. Rostain, professor de Psiquiatria no Hospital da Universidade da Pensilvânia e do Hospital Infantil da Filadélfia. “Isso é bom para períodos curtos de tempo ou para situações de perigo. Mas estar neste estado constantemente é esgotador do ponto de vista emocional e ineficiente para conseguir fazer algo.”

A seguir, alguns conselhos para se manter informado e razoavelmente são.

Como saber se uma história é real?

Segundo especialistas, o melhor indicador é o sentimento que ela provoca.

“Meu principal critério é: se a história provocar uma reação emocional em você, verifique a veracidade dela”, disse Brooke Binkowksi, editora administrativa da Snopes, um site especializado em desmascarar mitos populares que circulam na internet, tanto da esquerda quanto da direita. “Essas histórias incomodam você porque esse é o objetivo delas.”

Apure o foco — e proteja seus filhos

Controlar o ritmo de seu consumo de notícias ajudará você a administrar suas reações e também lhe deixará menos propenso a espalhar informações falsas.

Quem tem filhos deveria pensar em modificar seus hábitos normais de consumo de notícias para não expor as crianças à linguagem de baixo calão nem ao nervosismo de discussões inflamadas, disse Mona Damluji, professora adjunta de estudos de cinema e mídia na Universidade da Califórnia-Santa Bárbara.

Faça isso agora

Até mesmo os mais meticulosos consumidores de notícias às vezes se deixam levar por histórias com alto teor emocional antes de perceber que elas podem não ser verdadeiras. Além disso, os acontecimentos reais também podem ser profundamente perturbadores. É provável que você não tenha nenhum controle sobre o que acabou de acontecer, mas você pode controlar sua reação a isso.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.