8 tópicos mais buscados em pesquisas analíticas da Bloomberg: Inteligência Artificial e o que os analistas buscam

Este artigo foi redigido por Louis Bellamacina, gerente de produtos em análise e pesquisa de empresas na Bloomberg.

Profissionais financeiros, mais especificamente analistas, precisam de dados e informações de qualidade sobre tendências emergentes para manter sua vantagem competitiva. A Bloomberg ajuda analistas a trabalharem de forma produtiva e eficiente, oferecendo um conjunto de soluções de pesquisa totalmente integrado no Terminal Bloomberg (tudo com uma ampla gama de conteúdos e funcionalidades para processamento de dados de última geração.)

A funcionalidade de pesquisa no Terminal Bloomberg é particularmente essencial para muitos analistas.

Há três maneiras principais pelas quais os analistas tendem a utilizar ferramentas de pesquisa no Terminal Bloomberg. A primeira é a de pesquisar empresas pela primeira vez e se atualizar com rapidez sobre quem são seus concorrentes, quais são seus principais produtos e direcionamentos, assim por diante. A segunda é a de ficar por dentro de todos os novos conteúdos relacionados às empresas com as quais os analistas já têm uma relação – tais como quaisquer novos registros ou comentários sobre as empresas realizados por bancos e em notas de pesquisa sobre investimentos.

O terceiro fluxo de trabalho ocorre quando os analistas estão pensando mais em termos temáticos. Eles estão usando a pesquisa para analisar tópicos como o envelhecimento das populações, o metaverso ou outros temas ou tendências específicos. Ao fazer isso, eles muitas vezes estão tentando identificar quais empresas estão abordando um determinado tema – e o que elas estão dizendo – para que possam encontrar uma maneira de compreender ou responder ao tema.

Oito temas específicos foram os mais importantes para os analistas recentemente. Aqui estão os principais tópicos de pesquisa no Terminal Bloomberg.

1-2. Rússia e Ucrânia

A invasão da Ucrânia pela Rússia resultou em severas sanções à Rússia e grandes empresas deixando o país.

Os investidores estão tentando determinar o tamanho de sua exposição na Rússia e Ucrânia, e que efeito as sanções, os fechamentos, as cadeias de suprimentos interrompidas e a constante mudança do preço das commodities terão sobre as empresas.

3. Inflação

Com a inflação dos EUA recentemente atingindo uma máximas de 40 anos (7,9% em fevereiro), os investidores estão muito preocupados com o impacto que ela terá nos custos das empresas – em parte porque as empresas estão repassando esses custos elevados aos seus clientes.

Além da inflação ser um grande fator de defasagem no qual os analistas devem ficar de olho, eles também precisam analisar o que as complicações geradas pela inflação significam para cada uma de suas metas ou empresas de portfólio. Há muito mais menções sobre a inflação agora do que no passado, então os analistas estão tentando determinar como as empresas estão respondendo às pressões inflacionárias.

Consistência de dados e grandes oportunidades
Acesse nosso relatório exclusivo

4. ESG

O significado dos fatores Ambiental, Social e de Governança (ESG) no cenário de investimentos vem crescendo há anos. Para os investidores, está cada vez mais difícil tomar uma decisão de investir em uma empresa sem levar em conta seu posicionamento em ESG.

Os investidores continuam usando a plataforma de pesquisa para acompanhar as discussões de ESG e se as empresas estão se posicionando em direção a um futuro mais sustentável. Por exemplo, muitas empresas de energia estão falando bastante sobre uma “transição energética” que se afasta  de gás e petróleo e se aproxima de negócios que emitem menos carbono.

5. Nuvem

A tecnologia de nuvem foi um tópico em alta durante toda a pandemia, um período em que muitas empresas usaram soluções de nuvem para expandir seus negócios. Seguindo o enorme crescimento no uso da AWS (Amazon Web Services, em inglês) e outros grandes líderes em nuvem, os analistas querem entender como as empresas estão transformando seus negócios e se posicionando para se expandir usando soluções na nuvem.

6. Cadeia de suprimentos

As empresas têm sofrido com atrasos de produção, fechamentos portuários e escassez de funcionários desde o início da pandemia. A escassez de chips também continua, e tem ocorrido uma série de fechamentos recentes de fábricas na China como resultado das restrições da COVID-19. Estes e outros desafios da cadeia de suprimentos têm agravado as pressões já existentes nas empresas.

7. Metaverso

Debates sobre a realidade aumentada, a realidade virtual e o metaverso têm crescido entre as empresas. (O metaverso, segundo seus proponentes, será uma rede de ambientes digitais em 3D interconectados e também um sucessor da internet.)

É possível comparar a alta da tendência de buscas relacionadas ao metaverso com os níveis semelhantes de interesse por veículos autônomos no ano passado. (A oportunidade de receita global com o metaverso pode alcançar US$ 800 bilhões em 2024, segundo uma análise da Bloomberg, e 2,7x do tamanho total do mercado do metaverso deve ser apenas para jogos —serviços, software e publicidade)

8. Precificação

A precificação está muito ligada à inflação, que continua arruinando a lucratividade de muitas empresas.

Os analistas estão em procurando por menções de “pricing” (precificação, em português) em parte para determinar quais fatores – como aumentos salariais ou mudanças nos custos de bens – estão influenciando as varições de preços das empresas.

Melhor funcionalidade de pesquisa e acesso a conteúdos exclusivos e originais

A Bloomberg vem adquirido conteúdo de pesquisas há décadas e investe de forma contínua na expansão da gama de recursos disponíveis para os analistas – incluindo o investimento no Bloomberg Intelligence, Bloomberg New Energy e em outros conteúdos premium que você só consegue obter na Bloomberg.

As ferramentas de anotações e colaboração da Bloomberg também facilitam para que analistas consigam capturar e gerenciar seus resultados onde quer que estejam (com integrações no Microsoft Office, Google, OneNote e no aplicativo móvel da Bloomberg).

Os talentos de alto nível de engenharia da Bloomberg – incluindo membros da equipe que trabalharam no Google Labs, IBM Watson e em outras organizações de classe mundial – estão elevando os produtos de forma contínua.

Os investimentos em IA, por exemplo,  estão alavancando a funcionalidade de pesquisa da Bloomberg. Os modelos de IA recentemente implementados no Terminal Bloomberg são capazes de identificar novos tópicos usando nossa classificação de texto por IA. Estes dados alimentam nossas análises, fazendo com que analistas possam tanto ver sobre o que as empresas mais estão conversando quanto alterar o curso dessas discussões.

A Bloomberg também investe continuamente na facilidade de utilização das ferramentas de pesquisa no Terminal Bloomberg, garantindo que a plataforma seja bastante simples e muito rápida.

Conclusão

Por fim, quanto mais simples e rápidas são as ferramentas, mais eficazes são os analistas. Os analistas de hoje não são recompensados pelo número de documentos que leem ou por quanto tempo eles gastam adquirindo conteúdo; eles são recompensados por quão rápidos e eficazes eles são em extrair e agir com base em insights.

A aquisição desses insights requer que os analistas filtrem uma grande quantidade de dados não estruturados, novos registros, relatórios de pesquisa de investimento, conversas internas, comunicados de imprensa, documentos judiciais, divulgação de resultados de empresas e relações com investidores. O papel da Bloomberg é economizar o tempo dos analistas ao entregar os documentos mais relevantes, localizar temas emergentes e facilitar o compartilhamento de suas descobertas com o restante de suas equipes. Dessa forma, os analistas podem fornecer os melhores retornos possíveis aos seus investidores.

O Terminal Bloomberg possui ferramentas poderosas que capacitam os analistas para que sejam bem-sucedidos nas pesquisas. Comece agora ao executar a função DS <GO>, ou solicite uma demo.

Agende uma demo.