Crescimento estável com baixa inflação deverá continuar no mundo desenvolvido

Por Josh Robinson.

Este resumo das previsões de consenso da Bloomberg (disponível na função ECFC no terminal) mostra que o crescimento consistente e a inflação baixa nos mercados desenvolvidos, principalmente devido a uma queda do preço do petróleo, continuarão a ser o status quo em 2016. No ano passado, os maiores bancos centrais do mundo divergiram. No mês passado, a força da economia dos EUA levou o Federal Reserve a aumentar a sua taxa de fundos federais em 25 pontos base pela primeira vez em nove anos. O Banco Central Europeu e o Banco do Japão ofereceram novos ciclos de estímulos que desapontaram os mercados.

Os economistas reduziram as suas previsões de crescimento global para os próximos três anos depois que a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico reduziu suas expectativas em novembro. Os mercados em desenvolvimento, juntamente com os exportadores de energia, terão um crescimento mais fraco este ano e em 2017, com a China apresentando o crescimento mais lento desde a crise financeira e a Rússia enfrentando uma contração econômica pelos próximos dois anos.

A inflação está em uma inclinação ascendente em muitos dos maiores mercados emergentes do mundo. Não se espera que a inflação baixa no mundo desenvolvido retorne aos níveis normais até 2017.
 
Clique na imagem para ampliá-la.

t1

Agende uma demo.