Por Elena Mazneva.
O grande começo de ano do paládio nem de longe se compara ao desempenho de um metal menos conhecido, mas muito mais caro: o ródio.
O ródio – usado principalmente em catalisadores automotivos e cinco vezes mais caro do que o ouro – acumula alta superior a 30% neste mês, atingindo o nível mais alto desde 2008. Regras mais rígidas de emissões impulsionam um rali que já dura vários anos, e há especulação de que investidores também apostam no metal com a perspectiva de que os preços caminham para um recorde.
O preço do ródio multiplicou por 12 nos últimos quatro anos, com desempenho muito superior ao das principais commodities, puxado pela crescente demanda do setor automotivo. Como o paládio, o metal é extraído como subproduto da platina e do níquel, mas seu mercado é muito menor e, portanto, está sujeito a grandes oscilações de preços quando a oferta ou a demanda mudam de direção.
“O ródio está sujeito a uma louca volatilidade”, disse Anton Berlin, chefe de análise e desenvolvimento de mercado da MMC Norilsk Nickel, da Rússia, que extrai cerca de 10% de todo o ródio. A oferta é escassa, e especuladores intensificaram a compra do metal depois que grandes usuários industriais garantiram volumes no fim do ano passado, disse.
Aumento de preços
O ródio chegou a ser negociado a US$ 7.925 a onça na segunda-feira, de acordo com a Johnson Matthey. O ganho deste mês também reflete a demanda de investidores pela segurança dos metais preciosos diante das tensões no Oriente Médio. O paládio acumula alta de cerca de 9%.
“O principal fator no início de janeiro foi a demanda física da Ásia, que também pode estar relacionada ao setor automotivo”, disse Andreas Daniel, trader da refinaria Heraeus Holding. “As compras desencadearam mais compras e, em um mercado não regulamentado, o efeito foi enorme, com um movimento de preço que só é visto talvez a cada 10 anos.”
Embora períodos de baixa não sejam descartados, o ródio pode atingir o recorde de US$ 10.100 visto em 2008, segundo Afshin Nabavi, responsável de trading da refinaria MKS PAMP Group, na Suíça. Ainda assim, os altos preços de uma década atrás levaram fabricantes de catalisadores automotivos a recorrer à platina e ao paládio, que também são usados para limpar as emissões.
Mercado pequeno
É muito mais difícil investir em ródio do que em outros metais preciosos. O metal não é negociado em bolsas de valores, o mercado para barras ou moedas é pequeno se comparado ao do ouro ou da prata e a maioria dos negócios ocorre entre fornecedores e usuários industriais. A produção global equivale a pouco mais de um décimo da produção da platina ou do paládio.