Dólar: Riscos de curto prazo

O Real se desvalorizou contra o dólar cerca de 24.5% desde o começo do ano. Recessão local, alta inflação e risco de perda do grau de investimento foram alguns dos fatores que levaram a moeda perder tanto valor em menos de um ano. Entretanto, um dos maiores riscos que a moeda enfrenta ultimamente é no campo político. Uma série de escândalos ligados a corrupção travaram a governança do país. Além disso, o país diminuiu o target fiscal do final do ano, decepcionando as expectativas do mercado.
 
a
 
As variáveis macro no país continuam a piorar, com as expectativas de inflação e crescimento apontando para um cenário de estagflação cada vez mais maligno. O aumento das expectativas de inflação aumenta os riscos de um ambiente de juros cada vez maior. Um modelo de projeção de taxas de juros, chamado regra de Taylor, estima que na atual tendência de desemprego e inflação no Brasil, a SELIC deveria estar em um patamar de cerca de 15% no final do ano:
 
b
 
Esta combinação de juros mais altos, maior risco país, crescimento baixo e falta de direção política fizeram os participantes de mercado a se posicionarem no mercado de opções de offshore de maneira agressiva. O número de operações e a exposição em opções OTC offshore apostando em um dólar acima de R$ 4 é alarmante.
 
c
 
Portanto, há muito mais riscos no curto prazo que indiquem contínua desvalorização do real perante o dólar, já que a expectativa de curto prazo é de que os fundamentos continuem piorando, do ponto de vista de atividade econômica e inflação. Ao mesmo tempo, a falta de governança que o país enfrenta procrastina reformas que acarretam em um custo cada vez mais caro ao país — econômica e politicamente. A deterioração deste cenário pode ser lida no risco país. Bonds em dólar do Brasil já operam muito próximo de países 2 níveis abaixo do grau de investimento. Essa expectativa da perda do grau de investimento está intimamente ligada aos fluxos cambiais para dentro e fora do país, e caso o downgrade ocorra de fato, afetará negativamente a moeda brasileira.
 
d
 
Clique aqui para se inscrever e assistir a gravação do webinar Perspectiva para o Dólar Após Novo Posicionamento S&P e Demais Eventos.

Agende uma demo.