Economia da Argentina não dá sinais de sair da recessão

Por Charlie Devereux.

A recuperação econômica que o presidente Mauricio Macri prometeu não está se concretizando dentro dos prazos previstos.

A produção industrial caiu 8 por cento em outubro em relação ao ano anterior e a construção caiu 19 por cento, informou o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec), na quarta-feira. Ambos os indicadores, que representam cerca de 20 por cento da economia, pioraram em comparação com as leituras de setembro.

“Não vimos a recuperação que esperávamos a partir de setembro”, disse Orlando Ferreres, diretor da consultoria Orlando Ferreres & Asociados. “Ocorreram várias reviravoltas que causaram uma falta de confiança e, além de tudo, os salários reais caíram 5 por cento.”

Macri disse aos argentinos que a economia começaria a se recuperar no quarto trimestre, mais tarde que em sua promessa inicial, depois que algumas medidas que tomou para tornar a economia mais competitiva acabaram atrasando uma recuperação. As últimas estatísticas sugerem que a recessão, que já dura um ano, ainda vai se estender.

A economia encolheu 2,1 por cento no segundo trimestre em relação ao trimestre anterior, sua terceira contração trimestral consecutiva.

Ferreres disse que ainda espera que a economia se recupere, com os sinais de crescimento em dezembro e uma recuperação em março ou abril.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.