Eleição geral britânica leva mais jovens às urnas que Brexit

Por Joe Mayes.

Mais jovens do Reino Unido se registraram para votar antes da eleição geral de junho que antes do referendo sobre o Brexit no ano passado, um impulso ao Partido Trabalhista de Jeremy Corbyn, da oposição.

Cerca de 2 milhões de pessoas de até 34 anos tentaram se registrar nas cinco semanas anteriores ao prazo final de inscrição, 22 de maio, 20 por cento a mais que no período comparável antes do referendo do Brexit, segundo dados do governo do Reino Unido.

O aumento provavelmente beneficia o Partido Trabalhista, atual oposição. A mais recente enquete da YouGov mostra uma liderança de 20 pontos percentuais para o partido de Jeremy Corbyn nessa faixa etária, em detrimento do Partido Conservador, de Theresa May. O partido de May detém uma liderança de cerca de 10 pontos nacionalmente, graças ao apoio dos eleitores mais velhos, mais propensos a ir às urnas no dia 8 de junho.

O estilo populista da campanha de Corbyn — voltada a comícios massivos e a construir um movimento de bases — e o desejo dos jovens de moldar o rumo do Brexit provavelmente são os motivos desse aumento, disse Matt Henn, professor de pesquisa social da Nottingham Trent University, em entrevista por telefone.

“Esta é a última chance que os jovens têm de exercer alguma influência sobre o próprio futuro e as relações com a Europa”, disse Henn. “Se a voz deles será ouvida é outra história.”

Empresas como Uber Technologies, Starbucks e Twitter empreenderam iniciativas antes do fim do prazo de inscrição para encorajar os jovens a se registrarem. A Snap estimulou as inscrições através de seu famoso aplicativo de compartilhamento de imagens Snapchat, e uma mensagem do Instagram foi enviada a 10,8 milhões de usuários no Reino Unido.

Apoio de celebridades

Corbyn também ganhou impulso graças às celebridades que o apoiaram, como os músicos de grime Stormzy e Jme, que juntos têm cerca de 1,5 milhão de seguidores no Twitter.

Um grande apoio a Corbyn nas urnas pode fortalecer seu pedido de manter a liderança do Partido Trabalhista mesmo que ele perca a eleição, o que abalaria aqueles da ala moderada do partido que tentaram expulsá-lo.

O número de tentativas de registrar-se entre cidadãos de até 34 anos nas cinco semanas anteriores ao prazo também supera em 31 por cento o da eleição geral de 2015, quando 1,5 milhão de pessoas tentaram se inscrever.

“A quantidade de pessoas dispostas a votar é incrível”, disse Michael Sani, cofundador da instituição dedicada aos jovens Bite the Ballot, que ajudou a coordenar algumas das iniciativas de engajamento. “Os resultados das últimas eleições mostram aos jovens que eles não podem ignorar a política.”

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.